menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Hoje é dia de conscientização para a realização do Teste do Pezinho

06/06/2017

Hoje é dia de conscientização  para a realização  do Teste do Pezinho

A  triagem Neonatal de  Primavera do Leste, oferece um tratamento humanizado e  diferenciado as  mães que procuram este  departamento do sistema de  saúde do município.  Hoje (05) é considerado o Dia Nacional do Teste do Pezinho e  as  mães dos recém-nascidos tem o privilégio de contar com uma palestra preparatória para lidar com diversos cuidados do dia a dia, como a amamentação, dores de cólicas, trocas de frauda e outros. Tudo isso é proporcionado às mães antes do teste, o que torna a triagem neonatal de Primavera do Leste referência das demais cidades do Estado.

Com base em projetos que já são aplicados em cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul, a técnica de enfermagem que tem no currículo especialização e atualização no método Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), pela fundação Oswaldo Cruz/ RJ, Rode Martinho aposta no acolhimento humanizado. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h30, uma ‘mesa redonda’ é aberta entre a especialista e as mães, onde dúvidas são tiradas e novas informações são acrescentadas a elas.

Embora seja concursada e trabalhe na área da saúde pública da cidade, Rode conta que o trabalho realizado junto as mães é voluntário, com apoio de estagiários. “Antes, quando só era feito o teste do pezinho, eu percebia que elas tinham muitas dificuldades e dúvidas. O teste que é feito em cinco minutos durava quase meia hora para ser concluído, porque as mães ficavam me fazendo perguntas. Foi aí que eu tive a ideia de reunir todas e fornecer as informações necessárias sobre recém-nascidos”, explica a idealizadora do projeto.

A média mensal de nascimentos em Primavera do Leste, no Serviço Público de Saúde (SUS), atualmente, é de aproximadamente 100 crianças. O Teste do Pezinho tem em média 80 coletas mensais.

Rode relata que antes das palestras para as mães que iam fazer o teste e antes da divulgação da importância desse processo nas unidades dos Estratégias Saúde da Família (ESF), a coleta para o Teste do Pezinho girava em torno de 30 a 40 por mês. “Hoje é difícil não chegar a informação para as mães de Primavera do Leste sobre esse exame. Elas são orientadas nas unidades de saúde a comparecerem aqui. E quando vêm geram o cartão do SUS das crianças, o teste é marcado automaticamente”, garante a especialista. Mesmo assim, ela não deixa de destacar que ainda existe uma minoria de mães que não fazem o teste.

O Teste do Pezinho unido ao aconselhamento dos cuidados para o recém-nascidos é uma forma de prevenção. Segundo Martinho, estando preparada com informações de como fazer amamentação, a correção da alimentação da mãe, troca de fraudas, vacinação e toda a rotina de um bebê, as mães vão menos aos ESFs. “Diminui a demanda para as enfermeiras públicas, evita de a família gastar muito dinheiro comprando leites especiais, evita de a mãe ficar internada por conta da diminuição do leite humano, a criança não sofrerá desnutrição, alergias e até mesmo a prefeitura vai gastar menos com fornecimento de leite. Ou seja, a prevenção é eficiente para baixar os índices indicativos da saúde”, afirma a técnica.

O teste deve ser feito do terceiro ao quinto dia após o nascimento da criança, com limite máximo de até sete dias para obter a devida eficiência do exame. “É importante para respaldar a criança de alguma doença psicomotora  e doenças letais. Para saber se vai desenvolver uma doença futura, que geralmente só aparece com 60 dias e não tem cura, só estabilidade, então quanto antes descobrir, mais rápido começa com a medicação para evitar que o problema seja agravado”, reforça Rode.

 As mães que participam das triagens neonatal são incluídas em grupos de whatsapp e página de Facebook para que o processo de aprendizagem e retirada das dúvidas seja contínuo. Somente mães de recém-nascidos podem participar dos grupos. Rode revela que em breve estará disponível canal no Youtube com as principais orientações para as mães. (Visite a página no Facebook: “triagem neonatal”).

O carro chefe deste projeto, além de influenciar as mães a não deixarem de fazer o Teste do Pezinho e os demais ensinamentos, é a amamentação. Isso porque, simples atos de quem está a volta da mãe servem para secar ou atrapalhar o fluxo de leite. “A mãe está com os hormônios alterados, sensível e se adaptando a uma criança que acabou de chegar, pois não se sabe como ela funciona direito, e isso faz com que a harmonia do lar mude a rotina. Se a visita chega no horário inoportuno, e a mãe está amamentando e o visitante dá palpite - conselhos que não tem a ver, porque cada família vive de um jeito - faz a mãe chorar, e ter mais dificuldade para amamentar. O desgaste emocional atrapalha na produção do leite. É a mesma coisa de uma fábrica, se cair algum produto no leite, ele já não presta mais, é a mesma coisa de mexer nos hormônios da mulher. O leite só é liberado se a mãe estiver relaxada”, orienta Martinho.

Além disso, é importante que a mãe aprenda os cuidados, porque segundo Rode, é ela que tem que cuidar do bebê, dar banho e acalentar. “Mães de recém-nascidos não têm que se preocupar com serviços domésticos, e o pai e a família tem que dar o máximo de apoio psicológico”, finaliza Rode Martinho. 

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333