Secretaria de Cultura

Começa 14ª Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) em PVA

23/05/2017

Assessoria de Comunicação

A abertura do 14ª Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) de Primavera do Leste, ocorreu nesta segunda-feira (22) às 14h, no Cine Teatro Vila Rica, com duas apresentações.

Primavera do Leste há três anos desponta recebendo a etapa Araguaia do Festival, este ano serão 15 espetáculos, todos do município, encenados por alunos da Escola Municipal de Teatro, projeto que tem a parceria com o Ponto Faces de Cultura contando com cerca de 150 participantes nos espetáculos.

Em média, 22 cidades participam do projeto e são cinco etapas regionais. Todos os vencedores nas respectivas categorias irão para a final, em Cuiabá. As cinco regionais irão disputar o estadual, que ocorrerá de 10 a 14 de julho.

Participaram a cerimônia de abertura do festival, vereadores, representantes do Detran-MT e escolas  municipais durante o evento a  secretária de assistência social Gisele Ferreira, destacou a importância da ação para o município. " O prefeito Getulho Viana preza  sempre pelo desenvolvimento do teatro no municio, e receber um evento como FETRAN além da valorização de  nossas artistas locais, também trás a temática que precisa  ser discutida de educação no transito, sem dúvidas uma iniciativa valorosa para Primavera do Leste" destacoua  secretária.

Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e coordenador do Fetran, André Luiz Ferreira, o festival conscientiza a criança, o adolescente e o jovem sobre as boas maneiras no trânsito. “O Fetran utiliza a ferramenta teatro e trânsito para se comunicar e desta forma, a mensagem é passada de um para o outro, e assim fica mais prazeroso adquirir conhecimento através desta modalidade”, explica.

O coordenador ressalta que conscientizar a criança também é uma maneira de educar os pais. “A criança e o jovem são multiplicadores de conhecimento, pois só de entenderem as noções básicas como utilizar o cinto de segurança, colocar o capacete ao pilotar a motocicleta e atravessar a rua na faixa de pedestre, ele irá cobrar essas atitudes dos pais ou daqueles que convive”, diz.

A diretora de teatro Ana Dorst, trouxe na primeira apresentação o tema de condutores prudentes e imprudentes. No ano de 2008, a diretora apresentava esta mesma peça e ela pontua que resolveu trazê-la, pois já se passaram muitos anos e ainda discutem pelo mesmo motivo, o trânsito. “Estamos sempre na mesma tecla, mas será que conseguimos atingir alguma pessoa? Estou em busca desta resposta. O festival é incrível e este ano, resolvi trazer a proposta de saber o que estamos tentando passar a cada ano ao público. Acho legal passar a mensagem às crianças, porém, são os adultos que dirigem”, esclarece.

Dorst conta que é possível conciliar o teatro com o trânsito e repassar a mensagem ao público. “É possível conscientizar as crianças, mas muitos pais repreendem os filhos por tentarem ensinar. Devemos continuar trabalhando com os menores, mas também buscar maneiras de trabalhar com os motoristas”, conclui.

Para o PRF Erivelton Gomes, as ações como o Fetran e as blitz educativas realizadas ajudam a diminuir os números de acidentes. “A PRF tem três grandes braços: a fiscalização, combate ao crime e a educação para o trânsito. Este último é o que mais muda a vida das pessoas e o evento traz uma noção maior para os participantes e ao público”, afirma.

Gomes ainda destaca que muitos motoristas acham que podem fazer o que querem no trânsito. “Alguns acreditam que só porque trabalhou de segunda a sábado, no final de semana ele pode beber e dirigir ou entregar o veículo para alguém que não é habilitado. Essa pessoa é tão criminosa quanto aquele que furta. Não existe crimes maiores ou menores e não se mata apenas com armas de fogo. Acredito muito no poder da educação e que essas pessoas irão mudar de atitude”, finaliza.

Os jurados avaliam a peça de três maneiras: se a mensagem foi passada, se o tema trânsito foi explanado e a arte cênica apresentada. O teatro estudantil de Primavera do Leste é o atual campeão nas três categorias do Festival, consagrando um projeto sério e responsável desenvolvido no município

O roteiro de apresentações, com espetáculos, horários e locais está disponível no site da Prefeitura Municipal no www.primaveradoleste.mt.gov.br.