Primavera do Leste / MT

17/05/2017 - Coordenadoria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Terceira Biblioteca CONTÊINER será inaugurada hoje (19)

Assessoria de Comunicação

O  projeto biblioteca CONTÊINER, vem caindo no gosto da população, já  são duas unidades em funcionamento na cidade, e na tarde de sexta-feira (20/05) às 17h, será inaugurada a  terceira unidade na Cohab Jayme Campos. A  biblioteca está instalada na Praça Claudino Silva, próximo a  escola Cremilda Viana.

A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude - SECULT, preza  para que a  população tem acesso as bibliotecas são espaços destinados ao livro e literatura que trabalha a cidadania. "as bibliotecas estão disponíveis à população das  localidades  onde estão instaladas, os   moradores tem livre acesso, podem escolher livros, leva-los para  casa e após a leitura devolve-los sem nenhuma pessoa para intermediar o processo. A população recebe um benefício e com ele a possibilidade de zelar também pela  organização e cuidados com o espaço", explica Wanderson Lana Secretário de Cultura.

O  projeto que totalizará 08 Contêineres, adaptados, utilizados como bibliotecas e pontos no qual ocorrerão atividades artísticas e culturais, distribuídos em regiões que estratégicos da cidade possibilitará às crianças, jovens e adultos o fortalecimento da prática da leitura. " todo acervo das  bibliotecas  são mantidos através de doações, ainda temos mais cinco bibliotecas para instalar em toda cidade, e  para isso contamos com a gentileza da população para abrirmos novos espaços de leitura em nossa cidade" destaca o secretário.

“Procuramos um projeto para o município, pesquisamos na internet alguns modelos já feitos e de sucesso no mundo inteiro e pasmem, biblioteca pública em Contêiner não foram encontrados modelos  no Brasil, temos alguns exemplos de sucesso no mundo como Holanda, África do Sul, EUA e Japão, com isso será um projeto pioneiro e de grande relevância para comunidade de Primavera do Leste”, destacou secretário de Cultura.

Mesmo com uma  iniciativa grandiosa como as bibliotecas CONTÊINER, que incentivam a  cidadania, recentemente  uma  das  unidades, localizada no bairro Tuiuiú, foi alvo de vandalismo. As bibliotecas são abertas não dispõe  de funcionários, logo é um projeto de cidadania onde nos coloca diante da possibilidade de cuidar dos equipamentos públicos de cultura. " A cultura sempre resiste, está ali para lutar, também, contra a violência. Não vamos desistir. É difícil, por isso esse projeto se torna tão importante, estamos diante de uma oportunidade de melhorar nossa sociedade coletivamente. Como disse, cultura é resistência, ela vem nos salvar da violência." explica Wanderson Lana

Qualquer pessoa poderá entrar, ler um livro, devolver e propiciar a uma experiência de viajar por meio da imaginação através de letras e histórias. Os contêineres ainda receberão de forma continua ações culturais e artísticas para a comunidade, facilitando o acesso aos bens públicos/culturais para os munícipes que terão a possibilidade de curtir e compartilhar dessas atividades com os amigos e a família.

Para você que quer participar como colaborador deste projeto contribuindo com as doações de livros literários, a Secretaria de Cultura mantém campanha intensiva de doações de livros para o projeto com ponto de coleta no endereço  Rua Curitiba,414, 3º andar – Centro, para mais informações, o telefone de contato da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude é (66) 3498-4771. o morador ainda pode doar os livros na própria prateleira vermelha das bibliotecas conteiners.