Inicia na segunda-feira a semana do Bebê

05/05/2017

Inicia na segunda-feira a semana do Bebê

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, realiza na próxima segunda-feira (08),  as 14h na sede do projeto Conviver ( rua Curitiba, 1111 Jardim Riva) a  cerimônia de abertura da Semana do Bebê.

A semana do Bebê foi instaurada por meio da Lei nº 1614 de  22/03/2016, "e tem como objetivo a sensibilização da mães em relação a amamentação, cuidados da criança de 0 a  3 anos de idade além de orientação referente a gravidez precoces na adolescência" destacou Rode Martinho, a Biologa e Técnica em enfermagem,  responsável pela Triagem neonatal no município .

Além da cerimônia que acontece  na segunda-feira (08) no conviver, o evento se estende por toda semana, na quarta-feira (10), acontece um mutirão de  atualização de  documentos para crianças no Vale Verde.

O evento segue com palestras educativas aos adolescentes nas  rede municipal  de ensino, nas escolas  Maria Sebastiana  no bairro Primavera III terça- feira (09) e Cremilda Viana  no bairro Poncho Verde quinta-feira (11)  .  Finalizando com desfile de aniversário da  cidade no Sábado as 16h no lago municipal , com o bloco Semana  do Bebe, compostos por Mães que participaram Da campanha desenvolvida em redes sociais.

A programação termina com desfile que será realizado ás 16 horas.

PORQUE FOI CRIADA A CAMPANHA SEMANA DO BEBÊ?

ü  Para se pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e com essa avaliação melhorar os serviços.

ü  Para melhor orientar as futuras mães, combater a mortalidade infantil e propiciar o nascimento de bebês saudáveis.

ü  É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar.

QUAL O OBJETIVO DA SEMANA DO BEBÊ?

ü  Conscientizar os adolescentes sobre gravidez na adolescência e incentivar um novo comportamento em relação às gestantes e aos bebês, a Semana  propõe o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e o levantamento dos indicadores sociais do município, acompanhando a sua evolução nos anos seguintes.