Primavera do Leste / MT

11/04/2017 - Secretaria de Fazenda

Conselho Local de Saúde é implantado no ESF V

Assessoria de Comunicação

Na última sexta- feira (07), aconteceu a eleição para o conselho gestor de saúde da unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESF V, localizado no bairro Poncho Verde I e considerado uma das  maiores unidades de saúde do município, ao todo foram 10 candidatos sendo três eleitos para integrarem o conselho.

O Conselho Gestor Local de Saúde é uma organização onde a comunidade tem a oportunidade de colaborar e participar dos serviços da sua unidade de saúde. "A população pode participar diretamente das  ações e  definições propostas para todos serviço de  saúde do bairro através de seu representante no conselho local que está ligado ao Conselho municipal de  saúde e secretaria de  saúde", explicou Maviane Damitiz presidente do Conselho Municipal de  Saúde.

Para Rode Martinho, técnica em enfermagem e uma  das conselheiras eleita pela população, " o bairro precisava de um órgão para gerir saúde, e  temos que discutir melhor todos serviços de saúde disponíveis a  população, precisamos de  mais  técnicos em enfermagem no ESF V e essa será uma das primeiras pautas abordadas pelo conselho" destacou Rode Martinho.

Já a professora Dalmir Batista da Silva Cruz, também eleita para integrar o conselho defende  que, "o conselho deve buscar atender a necessidade da população e estabelecer um dialogo com a prefeitura e Secretaria de  saúde, e buscar soluções  para diversos problemas como: as  senhas para atendimentos que são distribuídas  na sexta-feira e vamos  discutir a possibilidade de  distribuir  todos os dias da  semana além de solicitar mais um médico para atendimento na unidade" .

O candidato com maior número de votos Jeová de Lima, diz que " o conselho local de  saúde, me faz participar  mais das decisões do meu bairro, em uma questão tão essencial como saúde. Precisamos conversar e promover algumas reivindicações, e levar solicitações a Secretaria de Saúde, vereadores, e a  quem possa contribuir  para melhoria de  saúde em nosso Bairro"

O povo dentro deste conselho local propõe ações, define prioridades, avalia o serviço, enfim, acompanha a política de saúde desenvolvida pela gestão municipal e faz propostas de mudanças conforme a necessidade e realidade da sua área de abrangência. Órgão de caráter permanente e deliberativo, ligado ao Conselho Municipal de Saúde. " Sem dúvidas o conselho de  saúde local trás voz a  população, ajudando a solucionar alguns gargalos  em saúde dos bairros onde  atuam"; finalizou Ivaldir Ortiz secretário de Saúde.

QUEM PARTICIPA DO CONSELHO?

A implantação dos Conselhos Gestores Locais de Saúde contribui para o fortalecimento do controle social, são mecanismos de participação e legitimidade social.

a)        Representantes dos trabalhadores da unidade de saúde (25%)

b)        Representantes do Conselho Municipal de Saúde(25%)

c)         Representantes da comunidade (usuários) que ocupam metade (50%) de representatividade deste Conselho.