menu mobile

Home / Notícias

Notícias

11/04/2017 - Secretaria de Fazenda

Conselho Local de Saúde é implantado no ESF V

Assessoria de Comunicação

Na última sexta- feira (07), aconteceu a eleição para o conselho gestor de saúde da unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESF V, localizado no bairro Poncho Verde I e considerado uma das  maiores unidades de saúde do município, ao todo foram 10 candidatos sendo três eleitos para integrarem o conselho.

 O Conselho Gestor Local de Saúde é uma organização onde a comunidade tem a oportunidade de colaborar e participar dos serviços da sua unidade de saúde. "A população pode participar diretamente das  ações e  definições propostas para todos serviço de  saúde do bairro através de seu representante no conselho local que está ligado ao Conselho municipal de  saúde e secretaria de  saúde", explicou Maviane Damitiz presidente do Conselho Municipal de  Saúde.

Para Rode Martinho, técnica em enfermagem e uma  das conselheiras eleita pela população, " o bairro precisava de um órgão para gerir saúde, e  temos que discutir melhor todos serviços de saúde disponíveis a  população, precisamos de  mais  técnicos em enfermagem no ESF V e essa será uma das primeiras pautas abordadas pelo conselho" destacou Rode Martinho.

Já a professora Dalmir Batista da Silva Cruz, também eleita para integrar o conselho defende  que, "o conselho deve buscar atender a necessidade da população e estabelecer um dialogo com a prefeitura e Secretaria de  saúde, e buscar soluções  para diversos problemas como: as  senhas para atendimentos que são distribuídas  na sexta-feira e vamos  discutir a possibilidade de  distribuir  todos os dias da  semana além de solicitar mais um médico para atendimento na unidade" .

O candidato com maior número de votos Jeová de Lima, diz que " o conselho local de  saúde, me faz participar  mais das decisões do meu bairro, em uma questão tão essencial como saúde. Precisamos conversar e promover algumas reivindicações, e levar solicitações a Secretaria de Saúde, vereadores, e a  quem possa contribuir  para melhoria de  saúde em nosso Bairro"

O povo dentro deste conselho local propõe ações, define prioridades, avalia o serviço, enfim, acompanha a política de saúde desenvolvida pela gestão municipal e faz propostas de mudanças conforme a necessidade e realidade da sua área de abrangência. Órgão de caráter permanente e deliberativo, ligado ao Conselho Municipal de Saúde. " Sem dúvidas o conselho de  saúde local trás voz a  população, ajudando a solucionar alguns gargalos  em saúde dos bairros onde  atuam"; finalizou Ivaldir Ortiz secretário de Saúde. 

QUEM PARTICIPA DO CONSELHO?

           A implantação dos Conselhos Gestores Locais de Saúde contribui para o fortalecimento do controle social, são mecanismos de participação e legitimidade social.

a)        Representantes dos trabalhadores da unidade de saúde (25%)

b)        Representantes do Conselho Municipal de Saúde(25%)

c)         Representantes da comunidade (usuários) que ocupam metade (50%) de representatividade deste Conselho.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Prefeito recebe pastores e discutem projetos sociais

Prefeitura e Agrológica estabelecem parceria

Prefeito e governador participam da abertura

Prefeito assina convênio com projeto social Dom Bosco

Fiscalização apreende mercadoria irregular

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PRIMAVERA DO LESTE PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Secretária se fez presente no curso pela Comissão Bipartite

Conviver retoma as atividades de 2018 em grande estilo

Profissionais da Educação se preparam para o ano letivo

Profissionais de saúde recebem capacitação sobre hanseníase

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333