Primavera do Leste / MT

10/04/2017 - Secretaria de Saúde

Campanha nacional de vacinação conta influenza começa dia 17 de abril

Assessoria de Comunicação

A 19º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início na segunda-feira, dia 17 de abril, priorizando conforme estipulado pelo Ministério da  Saúde a imunização dos grupos prioritários, sendo que no período de 10 a 13 de abril, a vacina estará disponível apenas para os trabalhadores da saúde.  Para os demais públicos prioritários, a campanha se iniciará no dia 17 de abril e vai até 26 de maio.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e a morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção que são  (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). "Já estamos organizando todas as unidades  de  saúde e  equipe para  execução da campanha, pois a  meta estipulada  pelo ministério da saúde é imunizar ao menos 90% dos grupos prioritários", destacou Mônia Maia  coordenadora Vigilância Epidemiológica.

Através de informe destinado as unidades de saúde o Ministério da Saúde destacou ainda que nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puerperais (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas.

Além de toda mobilização obedecendo o cronograma  da campanha, no  dia 13 de maio acontece  o dia D de vacinação com mobilização nacional.