menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Gabinete do Prefeito

Casa de saúde indígena será implantada em Primavera do Leste

06/03/2017

Assessoria de Comunicação
Casa de saúde indígena será implantada em Primavera do Leste
Prefeito Getúlio Viana reunido com representantes Indígenas, vereadores e o Deputado Valtenir Pereira.

Na manhã de domingo (05), o prefeito Getúlio Viana esteve  reunido com o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB – MT) e  representantes indígenas, pra discutir a construção da Casa de Saúde Indígena (Casai), em Primavera do Leste, e também o repasse  de verba federal para investimento em saúde  indígena  no município.

A Casai funcionará como centro de apoio aos índios que buscam atendimento médico de média ou alta complexidade na cidade e que são atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS).  Construída com recursos destinado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), é um investimento de 4 milhões, com prazo de dois anos para construção.

Durante a reunião, o deputado sinalizou seu apoio na busca  de  recursos para o investimento em saúde  no município, “Eu sei da importância do trabalho e acolhimento que Primavera do Leste faz à população indígena. Meu objetivo, como parlamentar, é turbinar recursos para investimento em saúde no município, e a Casai é um deles”, destacou o parlamentar.

Atualmente, o município não  recebe nenhum repasse federal para  atendimento à  saúde  indígena, pois, não  possui áreas indígenas registradas, mas  devido a  demanda crescente de atendimentos, durante a reunião foi discutido a possibilidade de  buscar  recursos federais. Joel Goes, coordenador distrital do Ministério da  Saúde, explicou que, “a intenção do Ministério é identificar quem realmente está atendendo os indígenas para que receba o devido repasse”, explicou.

O Prefeito Getúlio Viana ressaltou a falta de repasse federal destinado à saúde  indígena  no  município, e  acordou a busca desses recursos em parceria  com o prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, que também participou da reunião, e  destacou que  seu município, mesmo com áreas indígenas registradas, também não está  recebendo recursos federais destinados à saúde  indígena. 

Para Viana, a  iniciativa da  construção da  Casai  irá melhorar o atendimento à saúde indígena no município, “hoje  temos  uma  demanda alta de  atendimentos, a  Casai será  uma auxílio a  mais  na  recuperação desses  pacientes. O próximo passo é decidir o local de  instalação. Em seguida iniciaremos a construção”, destacou o prefeito.

Já o secretário de saúde  de Primavera do Leste,  Ivaldir Ortiz valorizou a implantação da Casai para  a  eficácia  nos  tratamentos, “sem dúvidas a implantação de  uma  casa  de saúde  indígena  trará mais qualidade e  eficácia no atendimento, pois  muitas vezes os  tratamentos na  saúde indígena são interrompidos quando os  pacientes voltam para as tribos, porém, com a Casai, eles retornarão apenas o término dos  tratamentos, o que irá  reduzir a reincidência desses pacientes”, finalizou o secretário.

Veja também:

Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias

Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda

Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura

Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura

2021 será um divisor de águas na administração pública

Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro

Nota de Pesar

Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)

“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde

1ª Edição do “Eu Amo Meu Bairro” de 2020 será no Tuiuiú

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333