Primavera contra o coronavírus e ao seu lado.
HOME | NOTÍCIAS | GRÁFICO | VÍDEOS | BOLETINS | VACINAÇÃO | NOTAS | DECRETOS
Primavera contra o coronavírus e ao seu lado.
HOME | NOTÍCIAS | GRÁFICO | VÍDEOS

BOLETINS | VACINAÇÃO | NOTAS | DECRETOS

Home / Coronavírus - Covid 19

05/03/2021 - Secretaria de Saúde

Idosos acima de 80 anos e profissionais da linha de frente são vacinados em Primavera do Leste.

A vacinação foi retomada na quinta-feira (04), 380 doses foram disponibilizadas para o município.

Os idosos acima de 80 anos foram priorizados em mais uma etapa da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 que foi concluída, nesta sexta-feira (05), no Ginásio de Esportes Pianão, em Primavera do Leste. O município recebeu 380 doses das vacinas CoronaVac, produzida pela Sinovac, e da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca.

(Foto: Diego Eifler)
 Em dois dias,  274 idosos foram vacinados, além   de  95 profissionais da   Secretaria  Municipal de Saúde   e profissionais da rede   hospitalar, que atuam na linha   de  frente   contra a Covid-19,   que ainda   não  tinham recebido   a primeira   dose. Para o prefeito   Leonardo Bortolin, a população   protegida é a principal forma de   combater o avanço da Covid-19.   “Esperança e fé de que esses   tempos difíceis vão passar. Mas   a população não pode deixar de   fazer a parte dela. Estamos   vacinando os idosos e os   profissionais da saúde conforme   as doses são enviadas para a   prefeitura. E também iremos   fazer de tudo para que mais   doses cheguem o quanto antes”,   completa.

A segunda dose da CoronaVac   deve ser aplicada em até 28 dias.   De acordo com estudos recentes realizados na Turquia, a vacina tem 83,5% de eficácia. A segunda dose da AstraZeneca, com 73% de eficácia, deve ser aplicada após 12 semanas. Os primeiros resultados de uma nova pesquisa apontaram que a AstraZeneca tem eficácia contra a cepa identificada em Manaus, de acordo Universidade de Oxford.

A vacinação será retomada assim que a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste receber mais doses das vacinas. “Mesmo após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é muito importante manter todos os cuidados como limpeza das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, uso de máscara e evitar as aglomerações. A vacina só tem eficácia após a aplicação da segunda dose. Por isso, é necessário respeitar os protocolos de biossegurança para tentar frear a pandemia”, orienta a coordenadora da vigilância epidemiológica e mestre em saúde coletiva Mônia Maia.

Segundo o último boletim epidemiológica divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmadas 142 mortes e 70 hospitalizados, sendo 28 pacientes internados em leitos de UTI em Primavera do Leste e hospitais da região.

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT - Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro - Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000 - (66) 3498-3333