Primavera contra o coronavírus e ao seu lado.
HOME | NOTÍCIAS | GRÁFICO | VÍDEOS | BOLETINS | VACINAÇÃO | NOTAS | DECRETOS
Primavera contra o coronavírus e ao seu lado.
HOME | NOTÍCIAS | GRÁFICO | VÍDEOS

BOLETINS | VACINAÇÃO | NOTAS | DECRETOS

Home / Coronavírus - Covid 19

24/06/2020 - Secretaria de Saúde

Primavera do Leste ultrapassa os 4 mil testes para COVID-19

Nesta semana Primavera do Leste ultrapassou os 4,2 mil testes para COVID-19. Desse total, 10% foram identificados como positivos, o que está abaixo da média nacional que é de 36% do total de casos testados, segundo a plataforma Our World In Data, usada nas estatísticas da Universidade Johns Hopkins.

Ainda de acordo com dados da Our World In Date, até a primeira semana de junho, o Brasil apresentava uma média de 2,28 pessoas testadas para cada 100 mil habitantes. Primavera do Leste não chega a essa quantidade populacional e segue em passos largos para alcançar os 5 mil testes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o número de testagem precisa ser, no mínimo, 10 vezes maior que o número de positivados. Com 4.212 testes e 461 casos confirmados no último dia 23, Primavera do Leste se aproxima da recomendação da OMS com a marca de testes 9,13 vezes maior que a quantidade de infecções confirmadas.

Três tipos de testes estão sendo disponibilizados para pacientes que apresentam sintomas compatíveis com os do coronavírus na cidade: teste rápido, teste sorológico e SWAB nasal. Além da saúde pública, laboratórios e farmácias particulares estão realizando as testagens. Os testes rápidos e sorológicos, quando positivos, são submetidos a investigação da Vigilância Epidemiológica, por uma questão de segurança maior do resultado, pois são passíveis de apontar falso positivo.

Na rede municipal de saúde da cidade, todos os pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em outra unidade, com síndrome gripal ou sintomas característicos do coronavírus, têm notificações encaminhadas à vigilância epidemiológica. A equipe de saúde entra em contato com o número informado ou o próprio paciente pode ligar para os números disponibilizados pela Secretaria de Saúde para avaliar se há critérios para fazer o teste de COVID-19, e então é agendada a coleta do material.

A realização de testes é importante para que o Poder Público possa acompanhar a situação da pandemia no município e para que possa tomar as medidas necessárias no combate à proliferação. Também é uma forma de conter a doença, já que os infectados são isolados imediatamente, evitando a transmissão para outras pessoas.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT - Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro - Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000 - (66) 3498-3333