Compartilhe:
Evento é uma olimpíada aberta que avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante.
Coordenadoria de Comunicação - 17/01/2023
Investir em educação é uma das prioridades de Primavera do Leste (cidade localizada a 230km Cuiabá-MT) não é por menos, que a cidade sempre está colhendo frutos e sendo destaque nacional.
Um bom exemplo é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte que ganhou medalhas de ouro e prata na Mostra Brasileira de Foguetes categoria – Nível 3 (do 6º ao 9º ano). Além de ouro também na prova escrita.
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada de nível Nacional que avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante.
Para a Secretária de Educação, Adriana Tomasoni, esse tipo de reconhecimento é importante para o município. “É muito bom para a equipe da educação quando vemos nossos se destacando a nível nacional, é uma mostra de como o trabalho da gestão está sendo bem feito.
Processo de criação
Os professores coordenam os lançamentos dos foguetes realizados nas escolas, cuidam de todos os aspectos da segurança do evento e medem os alcances obtidos pelos foguetes, desde o ponto de lançamento até o local onde o foguete parou.
A professora Eliana Alves Dos Santos Bastos, explica que o processo de criação foi um exercício de paciência e resistência para os alunos e ela. Seguiram rigorosamente as recomendações da olimpíada, assistiram vídeos longos, seguindo o passo a passo todo o longo processo.
“Para os estudantes foi desafiador devido ao fato de não estarem acostumados a fazer algo, errar, aprender com o erro, errar novamente e insistir na processo até o êxito. Levamos o lema de Edison à sério: Gênio é 2% inspiração e 98% transpiração!”, diz.
Orgulho da cidade
Eliana ficou muito orgulhosa pelo esforço dos seus alunos. “Esse tipo de trabalho é maravilhoso porque desenvolve no estudante o senso de responsabilidade, domínio próprio, técnicas de aprendizagem baseadas em projetos aos quais o estudante é o protagonista de todo processo”.
O prefeito Leonardo Bortolin, também se mostra muito empolgado com os resultados obtidos.
“É muito gratificante ver esses jovens tão entusiasmados participando dessas atividades, que por si só já seriam positivas apenas pelo conhecimento, mas nossos alunos foram além e ainda foram premiados, enchendo nossa cidade de orgulho”.
“Nossa meta como é gestores é sempre apoiar esses tipos de ações que angariam conhecimento e experiência. Os alunos de Primavera do Leste podem ter certeza que na nossa gestão, estaremos sempre oferecendo as melhores condições”, destaca o vice-prefeito, Ademir Goes.
Veja também:
Programa MoviMente promove saúde e bem-estar com atividades de práticas corporais
Prefeitura fortalece parceria com Desenvolve MT para ampliar acesso ao crédito para empreendedores locais
Nasce uma nova melodia. Prefeitura lança Orquestra Municipal em noite memorável no Teatro Municipal
IPTU 2025: contribuintes já podem emitir as guias de pagamento
Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (12) com foco nos tipos O+ e O-
Projeto Educa Saúde valoriza o bem-estar dos profissionais da educação em Primavera do Leste
Entrega de 15 casas marca nova fase do Programa Vida Nova em Primavera do Leste
Campanha de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (07) em Primavera do Leste
Primaverense conquista título inédito no 1º Campeonato Estadual Feminino de Fut7 com apoio da Secretaria Municipal de Esportes
Primavera do Leste tem programação cultural gratuita para toda a família
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO