menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Preocupado com prejuízos à população e ao meio ambiente, Léo Bortolin reúne prefeitos da região para barrar instalação de mineradora

29/03/2021

A atividade do garimpo na maior parte das vezes traz resultados negativos à natureza e à população. Em Primavera do Leste, uma empresa protocolou na Agência Nacional de Mineração (ANM) um pedido de extração de minério e metais preciosos ao longo de cerca de 40 km do Rio das Mortes. Contrário à exploração e preocupado nos prejuízos que pode provocar em grande escala, o prefeito da cidade, Leonardo Bortolin (MDB) convidou o Ministério Público, Sindicato Rural e gestores de cinco municípios da região para debater o assunto e barrar a instalação da mineradora. A reunião será nesta semana.
 
 
 
“Sou totalmente contrário a essa instalação e por isso já convoquei o Ministério Público, o Sindicato Rural e os de Campo Verde, Dom Aquino, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim para debatermos a situação”, explica Léo Bortolin. 
 
Segundo o prefeito de Primavera do Leste, entre os malefícios que a lavra subterrânea pode ocasionar estão desmate da mata ciliar, vegetação que protege a beira dos rios, desencadeando um processo de erosão e descaracterização do rio. E ainda abre caminho a outras atividades como exploração da madeira, invasão, pecuária nas bordas e assim por diante. “Um estudo recente realizado pela Fiocruz e pela ONG WWF Brasil, aponta que garimpos ameaçam o meio ambiente ainda por causa do mercúrio usado para juntar as partículas de ouro. O metal líquido contamina rios e peixes por milhares de anos”, destaca o prefeito. 
 
A Agência Nacional de Mineração (ANM), responsável por autorizar a exploração de minérios no país já recebeu o pedido da empresa que pretende explorar a área. Caso seja acatada, a permissão de lavra garimpeira é concedida pelo prazo de até cinco anos, sempre renovável por mais cinco, a critério da ANM. Todavia, é necessária ainda a liberação de licença ambiental por parte da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e autorização do município para exercer a atividade. 
 
A área requerida engloba 4876,12 hectares ao logo do Rio das Mortes e Rio Cumbuco. “A instalação poderá gerar um passivo ambiental sem precedentes para a economia local e regional”, alerta Bortolin. 
 
A reunião será às 14h, na quarta-feira dia 31 de março, no Sindicato Rural de Primavera do Leste.

Hernandes Cruz - Coordenadoria de Comunicação

Veja também:

Natal Encantado 2024: População se reúne na Praça da Matriz para o acendimento das luzes e recepção do Papai Noel

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura garagem e almoxarifado da Secretaria de Educação

Com estoque crítico de sangue tipo O, UCT de Primavera do Leste realiza campanha de doação no sábado (7)

Prazo para inscrição no edital Cultura Viva para Pontos de Cultura encerra na terça-feira (10)

SAMA e parceiros plantam mais de 1200 mudas de árvores na margem do córrego Velha Joana

Natal Encantado 2024 com Deive Leonardo leva mais de 15 mil pessoas à Arena Multieventos

Recital anual da Escola Municipal de Música de Primavera do Leste começa hoje (2)

Programação cultural do fim de semana tem Circuito do Rock, Pôr do Sol com MPB no Lago Municipal e Bailinho

Documentário resgata trajetória da artista plástica Evangeline Alcântara Takeuchi

Meio Ambiente: Secretaria reforça fiscalização e notifica proprietários de terrenos onde há acúmulo de lixo

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3500-4500