Secretaria de saúde orienta PM sobre uso de equipamentos de proteção individual

A intenção é proteger os militares quando precisarem fazer o contato com pessoas contaminadas pelo COVID-19

27/05/2020

Secretaria de saúde orienta PM sobre uso de equipamentos de proteção individual

Nesse momento de pandemia um dos serviços essenciais é o policiamento. Os militares estão expostos para resguardar a segurança de todos. Em Primavera do Leste há registro de policiais que tiveram que agir para resgatar um paciente contaminado pelo COVID-19 que fugiu do isolamento hospitalar, e ai quem age é a Polícia Militar.

Por isso a Secretaria Municipal de Saúde tomou a iniciativa de oferecer para a tropa do 14º batalha, durante essa semana, um treinamento para explanar os sinais e sintomas do coronavírus, além de orienta-los sobre a correta higienização das mãos e como se paramentar e desparamentar com os equipamentos de proteção, de forma correta.

Conforme a enfermeira Laira Palu, “estamos tendo alguns casos de pacientes testados positivo para COVID-19 que estão se recusando ficar em isolamento domiciliar ou em ambientes hospitalares, então, a gente precisa do policiamento para fazer essa abordagem e encaminhamento dos pacientes até nossa unidades, ou impor que eles permaneçam em seu domicílio”. Para isso a Unidade de Pronto Atendimento está disponibilizando para os policiais macacões, luvas, máscaras e protetores faciais.

A secretária municipal de saúde Laura Kelly destaca que a secretaria está visando proteger quem protege a população. “Nossa intenção é que os policiais não venham se contaminar quando tiverem que se colocar em situações de risco”.

O tenente Cesar Pasquim disse que os equipamentos e orientações são muito bem-vindos pelos policiais, uma vez que se faz necessário, em muitos casos, a força policial para fazer a condução daqueles pacientes que estão positivos para o COVID-19 que resistem ficar na quarentena. “A polícia age quando o paciente mostra resistência sendo necessário o reforço policial para o acompanhamento ou até mesmo a condução desse positivo para a delegacia. Esse treinamento é de fundamental importância para evitar o contágio do policial ao fazer a condução desse paciente”, comentou o militar.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste