02/04/2020 - Secretaria de Saúde

Cadastramento do e-SUS é feito por formulário virtual

Todos os cidadãos devem preencher para garantir repasses do governo federal ao município

Cadastramento do e-SUS é feito por formulário virtual

Em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Primavera do Leste está realizando o cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Por conta dos cuidados a serem tomados para conter o novo coronavírus, agora o cadastramento passa a ser por meio virtual. Basta acessar o link: https://forms.gle/6EDLNgZ2VPqNVtmD6, até o dia 30 de abril e preencher o formulário. É prático e pode ser acessado de computador, tablet ou celular.

O formulário via internet é idêntico ao que estava sendo aplicado pelos agentes comunitários de saúde, antes da pandemia, e deve ser preenchido de forma individual por todos os membros da família.

As informações coletadas serão disponibilizadas no e-SUS, um banco de dados que vai nortear e determinar os investimentos na área da saúde nos mais de cinco mil municípios brasileiros. O novo modelo de financiamento da atenção primária terá como base de investimento o desempenho na área da saúde em cada localidade.

A participação da população junto ao e-SUS é um regulador de repasses e recursos do governo Federal ao município, desta forma a garantia de verbas necessárias para o atendimento de excelência também passa pela participação e adesão de cada munícipe.

Vale ressaltar que o fato de ter o cartão SUS não quer dizer que o cadastro individual do e-SUS esteja correto. Mesmo quem possui o cartão SUS atualizado, deve acessar o link e disponibilizar as informações exigidas no formulário.

A administração Municipal recomenda que, mesmo que o cidadão não seja usuário rotineiro do SUS, não deixe de se cadastrar. O munícipe pode não fazer uso da unidade de saúde de seu bairro, mas o SUS não é somente posto de saúde, o SUS é a vacina, o medicamento, a vigilância sanitária, o SAMU, a UPA, entre outras atividades.

Os dados informados são de responsabilidade da Secretaria de Saúde, exclusivamente para a realização de cadastro no sistema eSUS, não sendo disponibilizados para nenhuma outra plataforma ou finalidade diversa da informada, é oficial e seguro e faz parte de uma conta Google da Secretaria Municipal da Saúde de Primavera do Leste.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste