13/03/2020 - Coordenadoria de Comunicação

Interior de MT tem 2.685 vagas para o Censo 2020

As inscrições vão até 24 de março. Há vagas em todos os municípios do país.

Interior de MT tem 2.685 vagas para o Censo 2020

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai contratar 2.685 funcionários temporários para realizar o Censo Demográfico no interior do estado de Mato Grosso neste ano. São 126 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e 284 chances para Agente Censitário Supervisor (ACS). Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo, que exige escolaridade de nível médio.

Os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de Agente Censitário Municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2020 naquela cidade. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS. Os contratos dos dois cargos terão duração prevista de cinco meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

O IBGE vai contratar 2.275 recenseadores em cidades do interior de Mato Grosso. A exigência é de nível fundamental. Estes serão os profissionais que vão visitar todos as residências, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados. No site do IBGE, há um simulador (https://censo2020.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html) onde os candidatos podem verificar a simulação da remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido pelo edital.

A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80, e para Recenseador, de R$ 23,61. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

Um detalhe importante: as pessoas que trabalharam recentemente como temporários, para o IBGE ou qualquer outro órgão público, também poderão ser recontratados, caso sejam aprovados nesses processos seletivos do Censo 2020.

Provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas

Para ambas as funções dos processos seletivos, as provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado em 08/05 para ACM / ACS e em 18/05 para Recenseadores. O cronograma completo de ambos os processos seletivos pode ser encontrado nos editais.

As provas para ACM / ACS serão em 17/05/2020 e as provas para Recenseadores, em 24/05/2020.

Os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Os candidatos a ACM / ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

MATO GROSSO E BRASIL

Em todo o estado de Mato Grosso, são 3.549 vagas abertas nos dois processos seletivos, sendo 134 para ACM, 378 para ACS e 3.037 para recenseadores. Já no país, serão contratados mais de 200 mil funcionários temporários.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste