10/02/2020 - Secretaria de Saúde

Unidades de Saúde de Primavera do Leste iniciam vacinação contra o sarampo

Começou nesta segunda-feira (10) a 1ª etapa da vacinação contra o sarampo em todo o Brasil. Em Primavera do Leste todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) já estão com as doses aguardando a população de 5 a 19 anos para se imunizar.

A campanha está prevista para ocorrer até o dia 13 de março, mas é bom não deixar para a última hora. Procure uma unidade de saúde mais próximo da sua casa e aproveite para atualizar a caderneta de vacinação.

O “Dia D” está marcado para ocorrer ainda em fevereiro, dia 15, entre o horário das 7h30 e 16h30. No “Dia D” nem todas as unidades estarão atendendo, apenas: UBS Central; UBS Tuiuiú; ESF I São José; ESF V Poncho Verde; e ESF XIII Padre Onesto Costa.

O QUE É O SARAMPO

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo  de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

SINTOMAS:

Febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

(Com informações do Ministério da Saúde)

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste