29/01/2020 - Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Projeto de fomento à cultura é lançado em Primavera do Leste

Com R$ 900 mil de recursos específicos para contemplar projetos culturais dos municípios mato-grossenses, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lançou nesta quarta-feira (29) o MT Afluentes – edital de Incentivo a Ações Culturais nos Municípios. O evento foi realizado em Primavera do Leste, com a presença do secretário da Pasta, Allan Kardec Benitez, o adjunto de Cultura, José Paulo Traven, além do Prefeito Léo Bortolin e vereadores.

Este edital é um marco para a nossa gestão, que tem trabalhado com prioridade nas políticas públicas de fomento e valorização das ações e projetos culturais desenvolvidos nos municípios. Defendemos a descentralização dos recursos como uma forma de fortalecer a gestão da cultura e ampliar o acesso às artes e manifestações culturais para a população”, explica Benitez.

Além disso, o secretário ressalta a importância do edital para integração e o fortalecimento da gestão da cultura nos municípios, uma vez que, para participar, os municípios terão que implantar o Sistema Municipal de Cultura até o fim do período de execução do projeto. O Sistema de Cultura é um modelo de gestão das esferas nacional, estadual e municipal que articula as políticas públicas para a cultura por meio das leis dos conselhos, planos e fundos de fomento à cultura, o chamado CPF da Cultura.

O Secretário ainda disse que foi escolhida a cidade de Primavera do Leste para o lançamento do edital porque o município tem uma das melhores organizações das políticas culturais do Estado de Mato Grosso. “O Secretário Wanderson Lana e o Prefeito Léo Bortolin estão de parabéns por tratar a cultura como política pública de real importância”, destacou o Allan.

Para o prefeito Léo Bortolin uma das prioridades da gestão é fomentar as ações culturais. “Hoje temos vários polos na cidade, levando teatro, dança e música para jovens de nosso município. Acreditamos que a cultura e o esporte são fundamentais para o combate da vulnerabilidade social, e ter apoio do governo do Estado para fortalecer as políticas culturais é unir forças em prol da comunidade”, declara o prefeito.

O Secretário de Cultura do município de Primavera do Leste, Wanderson Lana conta que, para atender ao edital, enviará para a Secel projetos ligados à área da literatura. “No ano anterior investimos bastante nas artes visuais e dessa vez a gente investirá ainda mais na parte da literatura, reformulando nossas bibliotecas, e por isso ganhar esse edital será muito importante para os nossos projetos”.

MT AFLUENTES

Ao todo serão contemplados 18 projetos culturais das diferentes linguagens artísticas  e áreas temáticas (entre elas Culturas Populares e Tradicionais, Cultura LGBTQIA, Culturas Negras, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Culturas Indígenas, Patrimônio Cultural e Bibliotecas). Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil de recursos próprios da Secel.

Afluentes - A cultura de Mato Grosso é formada por diferentes manifestações e expressões que compõem a diversidade cultural no Estado. Pensando dessa forma, a Secel usou o termo Afluentes para simbolizar a integração dos projetos dentro de uma proposta maior de fomento das políticas culturais, neste caso, aproveitando o encontro do curso das águas que deságuam em um mesmo rio para dar nome ao edital.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste