29/11/2019 - Secretaria de Saúde

Laboratórios municipais operam com novo equipamento

O aparelho proporciona maior precisão dos resultados e amplia a capacidade de atendimento

Laboratórios municipais operam com novo equipamento

O Laboratório de Análises Clínicas e o Laboratório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera do Leste agora operam com um novo equipamento de alta tecnologia. É o Cobas t 411, um aparelho automatizado para a realização de dois exames de coagulação sanguínea antes de o paciente se submeter a procedimentos cirúrgicos.

Antes da chegada deste novo aparelho as unidades utilizavam um equipamento semiautomático, desde 2008, que demandava maior tempo de emissão dos resultados e com menos precisão. Já o novo aparelho apresenta uma margem de erro menor, fazendo com que o resultado seja mais rápido e preciso.

A máquina foi cedida por uma empresa do ramo que venceu um processo licitatório, que é responsável pela manutenção do aparelho ou a substituição em caso de reparos de longo período. De acordo com a secretária municipal de saúde, Laura Kelly, algumas das principais vantagens desse aparelho é a redução de custos mensais e o aumento da capacidade de produção, ampliando o número de pacientes atendidos.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste