menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Educação

Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

25/10/2019

Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Em 2019 a EMEF Mauro Wendelino Weis ofertou a oficina de Robótica para os alunos do 6º ao 9º ano, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste - sob a coordenação do professor Ismael Alves Junior, com alunos monitores do IFMT, contou com auxílio do coordenador pedagógico Marcelo de Souza e Renan Bruno Bruch, técnico do Laboratório de Informática da escola. No início do ano letivo, o diretor do IFMT, Dimorvan Alencar Brescancim, procurou a diretora do Mauro Weis, Telma Sônia de Souza, oferecendo essa parceria que foi aceita imediatamente.

A prova prática foi realizada no dia 31 de agosto no IFMT-Campus Primavera do Leste, onde a Escola participou com duas equipes no Nível 1 - Etapa Estadual - e os trabalhos campeões foram dos alunos do 7º Ano, Ângela Liz Rodrigues Tibola e do aluno Geovane do Nascimento Português (1º lugar), classificaram-se para a Etapa Nacional. Devido problemas pessoais de última hora, Geovane não pode comparecer ao evento nacional, ficando como única representante Ângela Tibola.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Primavera do Leste-MT que patrocinaram a viagem com passagens, estadia e alimentação, a EMEF Mauro Wendelino Weis pode participar da etapa nacional da OBR sendo representada pela aluna Ângela, o coordenador Marcelo e pela tutora Eduarda Macedo Lagemann (IFMT).

No começo da tarde da última quarta-feira (23) iniciou a competição, onde um pequeno robô (construído com Kit LEGO Mindstorms EV3) se locomove sozinho por uma arena que simula um cenário de destruição.

Intitulada como categoria “rescue” (resgate), o objetivo é que a criação robótica siga uma trajetória determinada, desvie de obstáculos, suba uma rampa e resgate um objeto, no caso bolinhas de isopor, que representa seres humanos. Para isso, o robô precisa pegá-las e levá-las a uma marcação na arena, onde é a área segura para as “vítimas”. Todo esse processo ocorre dentro de algumas rodadas. Os desafios vencidos contam pontos. Esta arena é construída e  organizada pela Equipe Técnica da OBR.

Este evento proporciona uma oportunidade ímpar na vida dessa estudante, permitindo um conhecimento prático e ampliando sua visão de mundo para esta área da tecnologia. Segundo a aluna Ângela está sendo muito divertido, legal, emocionante por estar em um evento dessa magnitude.


 

Veja também:

Secretaria de Educação informa datas das matrículas escolares, para pais que realizaram pré cadastro no site oficial da Prefeitura

UNEMAT, abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado

Convênio garante nova escola estadual em Primavera do Leste

Nota de Pesar

Matrículas para Rede Municipal de Ensino são abertas hoje (12)

Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal

Matrículas escolares para Rede Municipal de Ensino 2020

Creche para atender a região do Guterres começa a ser construída

IFMT abre inscrições de vestibular para o ano de 2020

Nota de Pesar

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333