menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

25/10/2019 - Secretaria de Educação

Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Em 2019 a EMEF Mauro Wendelino Weis ofertou a oficina de Robótica para os alunos do 6º ao 9º ano, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste - sob a coordenação do professor Ismael Alves Junior, com alunos monitores do IFMT, contou com auxílio do coordenador pedagógico Marcelo de Souza e Renan Bruno Bruch, técnico do Laboratório de Informática da escola. No início do ano letivo, o diretor do IFMT, Dimorvan Alencar Brescancim, procurou a diretora do Mauro Weis, Telma Sônia de Souza, oferecendo essa parceria que foi aceita imediatamente.

A prova prática foi realizada no dia 31 de agosto no IFMT-Campus Primavera do Leste, onde a Escola participou com duas equipes no Nível 1 - Etapa Estadual - e os trabalhos campeões foram dos alunos do 7º Ano, Ângela Liz Rodrigues Tibola e do aluno Geovane do Nascimento Português (1º lugar), classificaram-se para a Etapa Nacional. Devido problemas pessoais de última hora, Geovane não pode comparecer ao evento nacional, ficando como única representante Ângela Tibola.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Primavera do Leste-MT que patrocinaram a viagem com passagens, estadia e alimentação, a EMEF Mauro Wendelino Weis pode participar da etapa nacional da OBR sendo representada pela aluna Ângela, o coordenador Marcelo e pela tutora Eduarda Macedo Lagemann (IFMT).

No começo da tarde da última quarta-feira (23) iniciou a competição, onde um pequeno robô (construído com Kit LEGO Mindstorms EV3) se locomove sozinho por uma arena que simula um cenário de destruição.

Intitulada como categoria “rescue” (resgate), o objetivo é que a criação robótica siga uma trajetória determinada, desvie de obstáculos, suba uma rampa e resgate um objeto, no caso bolinhas de isopor, que representa seres humanos. Para isso, o robô precisa pegá-las e levá-las a uma marcação na arena, onde é a área segura para as “vítimas”. Todo esse processo ocorre dentro de algumas rodadas. Os desafios vencidos contam pontos. Esta arena é construída e  organizada pela Equipe Técnica da OBR.

Este evento proporciona uma oportunidade ímpar na vida dessa estudante, permitindo um conhecimento prático e ampliando sua visão de mundo para esta área da tecnologia. Segundo a aluna Ângela está sendo muito divertido, legal, emocionante por estar em um evento dessa magnitude.


 

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal

Matrículas escolares para Rede Municipal de Ensino 2020

Creche para atender a região do Guterres começa a ser construída

IFMT abre inscrições de vestibular para o ano de 2020

Nota de Pesar

Quadra da escola Maria Dallafiora Costa será coberta até outubro de 2019

Rosa Mayate, da etnia Bakairi faz palestra na escola Mauro Weis

Conhecer e estudar a cultura indígena – mais uma etapa do projeto “Pérola Negra – quebrando paradigmas”

Inscrições para o 29º Campeonato Primaverense de Futebol estão abertas

Governo retoma obra da escola técnica após articulação do prefeito Léo Bortolin

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333