menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Obras de reforma e ampliação do Centro Cultural tem início

25/10/2019

Obras de reforma e ampliação do Centro Cultural tem início

Na noite da última terça-feira (22) a Prefeitura de Primavera do Leste lançou mais uma obra. Dessa vez o destaque foi a cultura, que receberá um novo e amplo espaço para atender todas as manifestações artísticas, com mais conforto, segurança, qualidade e, principalmente, com acessibilidade.


Através de uma cerimônia com a cara da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult), o lançamento contou com atores caracterizados iniciando a solenidade do dispositivo de honra. Em seguida a palavra foi passada ao Secretário de Cultura Wanderson Lana, que falou sobre a importância do investimento, não apenas para a cultura, mas para as crianças e os adolescentes que são os principais atingidos pelas ações de cultura e esporte do município.



A noite contou também com a apresentação de um curta-metragem contando a história de quatro pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela arte: Edilene Rodriguez, Jeisielli Sá, Rodsley Gomes e Wellini Izidre. “Muitos passaram por dificuldades e presenciaram cenas impactantes em suas vidas e, mesmo com motivos suficientes para desistir, seguiram em frente, mudaram suas vidas e hoje lutam para mudar a vida de pessoas que passaram pela mesma situação”, destaca Lana.



“Sempre que a cultura precisar, estaremos aqui para atendê-la, ver tanta criança e adolescente aqui me emociona”, afirmou o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Márcio, reforçando o fato de que o legislativo municipal sempre apoiou as ações de culturas e esporte do município.

 

Acho que já estão todos cansados de me ouvirem falando isso, mas cultura não é gasto, é investimento. Eu quero ajudar essas crianças e jovens a ficarem bem. Eu acredito que investir na criança e no adolescente é o melhor caminho para uma cidade melhor”, reiterou o prefeito Leonardo Bortolin.

 

Essa obra de reforma e ampliação do Centro Cultural vem depois de 18 anos após a inauguração do espaço, em 2001 e está sendo realizada em respeito aos pais dos mais de 900 alunos da dança, 400 do teatro e 350 da música e de toda a população que não tem espaços adequados para suas práticas artísticas e de lazer.


 

O Secretário de Cultura ainda reforçou sobre a importância da cultura e todas as suas manifestações para auxiliar as crianças e jovens que fazem uso dela. “Porque alunos aqui perderam amigos e colegas para as drogas e para o tráfico. E enquanto seus filhos estão se preparando para um espetáculo, ensaiando as falas e vindo às aulas, eles não têm tempo de fazer outra coisa. Então, investir em cultura é investir em segurança, em educação, é investir na saúde delas”.

 

O secretário acredita que os projetos sociais salvam crianças e adolescentes todos os dias. “Um adolescente me ligou dizendo que não era importante e que achava que não servia para nada. Naquele dia, esse jovem voltou bem pra casa, porque tinha um professor de projeto social e cultural para conversar com ele. Vocês viram no vídeo, eram três amigos e só está vivo o jovem que resolveu ir ao CRAS fazer teatro, um deles morreu com seis tiros porque foi para o caminho das drogas. A arte vem salvando crianças e jovens há muito tempo. Então eu pergunto: quando vale a vida de uma criança? De um adolescente? E, talvez a pergunta mais importante: quanto vale a vida de uma criança pobre? O que me emociona é que quando uma pessoa diz: Esse dinheiro deveria ir pra saúde, como se esses jovens não estivessem ficando doente, como se o suicídio na adolescência não fosse uma realidade que nos cerca, como se a vida de uma criança pobre continuasse desimportante. Essas crianças e esses adolescentes importam, vamos cuidar deles” - Disse o secretário de maneira emocionada que levou a lágrimas inúmeras pessoas presentes.



O Centro Cultural iniciará suas obras esta semana, com prazo de construção de 360 dias, e carregará o nome da Professora Evangeline A. Takeuchi , pessoa bastante conhecida, prestativa e respeitada por sua conduta de dedicação a cultura de Primavera do Leste, sempre levou consigo uma vida de dedicação, compromisso e honestidade. Evangeline e família vieram para Primavera no ano de 2006, onde abriram seu próprio negócio, iniciando uma história com Primavera. Evangeline sempre carismática fez muitos amigos aqui. Ministrou aulas em diversas escolas da cidade. Foi Coordenadora da Escola Alda Scopel. Auxiliou na CUFA – Central única das Favelas de Primavera, chegando a ter 600 alunos. Foi também candidata a Vereadora em Primavera, com boa participação nas causas políticas da cidade.



A SECULT – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude realiza diversas ações e eventos em nosso município, com projetos que buscam combater a vulnerabilidade social, levar a cultura e o lazer a todos os bairros do município e atender a população independente de idade, ou condição socioeconômica, através das: Escola Municipais de Teatro, Escola Municipal de Dança, Escola Municipal de Música. Além disso, realiza ações como: Bailinho na Pista, Batalha de Rima, Por do Sol com MPB, Primacanta, Primafolia, Natal Encantado, Revéillon, Bibliotecas Contêiner, Salão das Águas para exposição de Artes Visuais, Festival de Poesia, Festival de Dança – Tema Cinema, Festival Velha Joana, Cinema Itinerante, Festival de Culturas Urbanas, Circula Velha Joana, Fetran, Circuito do Rock, Yoga no Lago, Apoio ao projeto CTG e Semana Farroupilha, e muito mais.

 

Investir em Cultura e Esporte é uma luta pela saúde também, mas a saúde preventiva, aquela que evita que jovens, principalmente de bairros mais carentes, caminhem para o mundo das drogas, para o crime, para o suicídio que cresceu 24% em apenas 09 anos (UNIFESP) no Brasil enquanto no mundo inteiro houve uma diminuição. A vida de uma criança vale muito e eu acredito nos filhos de nossa amada cidade e vou ajudá-los quando estiverem doentes, mas, principalmente, quero ajudá-los a não ficarem doentes, porque vocês são o futuro de nosso município, do nosso Estado, do nosso País”.

Veja também:

EDITAL “MOVIMENTAR” GARANTE 3 MILHÕES INVESTIDOS PARA CULTURA E ESPORTE

Prefeitura de Primavera viabiliza 120 mil reais para projetos culturais

Secult orienta e auxilia artistas locais para participarem de concurso federal

Inscrições para 1º Prêmio Primavera de Artes Visuais estão abertas

Inscrições para o Primacanta 2020 estão abertas

Blocos do Primafolia arrecadam mais de duas toneladas de alimentos

Com apoio da iniciativa privada Prefeitura garante Primafolia 2020

Projeto de fomento à cultura é lançado em Primavera do Leste

Circula Velha Joana traz espetáculos vencedores do penúltimo Festival Velha Joana

XIII Festival Velha Joana é o maior de todos os tempos

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333