UCT de Primavera do Leste recebe nova centrífuga refrigeradora

14/10/2019

UCT de Primavera do Leste recebe nova centrífuga refrigeradora

Na última quinta-feira (10) a Unidade de Coleta e transfusão (UCT) de Primavera do Leste recebeu, do governo do Estado, uma centrífuga refrigeradora para a separação de sangue. O equipamento, que custa cerca de R$ 200 mil, era aguardado há mais de cinco anos pelo município.

A centrífuga traz a possibilidade de produção de concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e crioprecipitado e plaquetas em apenas um dia. Sem o equipamento a equipe da UCT demorava até seis dias para concluir a separação do sangue.

Conforme a Secretária de Saúde de Primavera do Leste, Laura Kelly, “o equipamento chega após muita luta da Secretaria Municipal de Saúde, da coordenadora da UCT Dayanne B. De Castro e também das gestoras da Hemorrede estadual, Silvana Kruger e Gian Carla Zanela, que estiveram presentes na entrega do equipamento”.