menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

01/10/2019 - Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Primavera do Leste vence duas categorias na final do Fetran 2019

Ao todo eram três categorias disputadas por estudantes na cidade de Cuiabá

Primavera do Leste vence duas categorias na final do Fetran 2019

Na etapa final do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), Primavera do Leste concorreu nas três categorias: Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil. O município venceu duas delas, a infanto-juvenil e a juvenil, consolidando o método de ensino e qualidade do trabalho desenvolvido na Escola de Teatro Faces. Os espetáculos foram bem recepcionados pelos avaliadores e, principalmente, por todo o público presente entre os dias 23 e 27 de setembro, no Cine Teatro Cuiabá.

 

Esta edição foi considerada a maior de todos os tempos. Foram mais de 1 mil atores. Somente em Primavera do Leste se apresentaram quase 300 estudantes da Escola Municipal de Teatro.

 

“Estou feliz, não apenas pelas conquistas, mas por ver crianças e adolescentes em projetos culturais e esportivos. Eles são o futuro da nossa cidade, do nosso país. Vê-los comprometidos e nos representando tão bem é motivo de orgulho. Parabéns aos pais pelos filhos maravilhosos e aos professores da escola municipal de teatro pelo trabalho excelente. Estaremos sempre confiando e investindo na criança e na juventude”, comentou o prefeito Léo Bortolin.

 

A diretora de um dos espetáculos, Isabela Cassimiro, afirma: “eu fui pela primeira vez como professora. Foi maravilhoso ver minha turma apresentando, fazendo oficina e participando de tudo que participei quando eu era criança. Os trabalhos apresentados foram incríveis, a dedicação de todos foram impecáveis”.

 

Kayra Ribas, atriz do espetáculo “O homem que não dava seta” mostrou-se muito contente pela edição deste ano: “foi imensamente gratificante por inúmeros motivos, dentre eles, o apoio que tivemos quanto a organização do festival, e a estrutura para apresentações e oficinas. O que me deixa mais feliz é o record de mais de 1 mil artistas que participaram no decorrer desta 16° edição, contribuindo para o fortalecimento das artes em nosso estado. E é claro, estamos muito felizes por termos garantido nossas passagens à Brasília em duas das três categorias”.

 

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) Wanderson Lana é gratificante ver as gerações se estruturando: “Hoje os diretores, em sua maioria, são alunos dos meus alunos e continuam em busca de qualidade técnica e pedagógica, buscando sempre oferecer o melhor espaço de crescimento para a atuação. Parabéns aos três grupos que representaram nosso município. Estou orgulhoso”.

 

Os espetáculos vencedores foram: na categoria infanto-juvenil “Florescer” - que fala de problemas no trânsito e como fazermos para melhorar através da perspectiva feminina. Com um elenco formado apenas por atrizes, se utilizam do humor e da poesia para construir um trabalho delicado e potente; Na categoria Juvenil o vencedor foi ‘O Homem que não dava seta” do Ponto Faces de Cultura. O espetáculo para adolescentes aborda a amizade construída e destruída através da bebida e direção, abordando assuntos como propagandas, mensagens subliminares no incentivo do adolescente a bebida, além das relações de afeto e amizade.

 

Os vencedores irão para Brasília em Novembro cumprir agenda de apresentações e visitações!

 

A Escola Municipal de teatro é uma ação da prefeitura municipal de Primavera do Leste através da Secult - Secretaria municipal de cultura, Turismo e Juventude por meio de termo de colaboração com a Associação Cultural Teatro Faces. Este projeto atende mais de 350 alunos por semestre, principalmente crianças e adolescentes espalhados por dez polos diferentes da cidade e zona rural.

O Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em 2004, e é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras municipais. A intenção do projeto é difundir a educação e a conscientização de jovens estudantes a respeito do trânsito, usando o teatro como ferramenta.

 

Segue abaixo premiação completa dos grupos de Primavera do Leste:

 

MAMONAS ASSASSINAS

 

Prêmios

Valentina Didoné - Atriz destaque

Guilherme De Carli - Ator destaque

Melhor Cenário

 

Indicações

Melhor Texto

Melhor Direção

 

FLORESCER

 

Prêmios

Carol de Witt - Atriz destaque

Melhor Iluminação

Melhor Sonoplastia

Melhor Texto

 

Indicação

Melhor Direção

Maria Eduarda - atriz revelação

 

O HOMEM QUE NÃO DAVA SETA

 

Prêmios

Rodsley Gomes - Ator destaque

Melhor Sonoplastia

Melhor Cenário

 

Indicações

Melhor Direção

Figurino Destaque

Melhor Texto

Danilo Carvalho - Ator destaque

Ianne Rosa - Atriz destaque

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Festival de Teatro Velha Joana começa nesta sexta-feira (8)

Conheça os vencedores do V Festival Castro Alves de Poesia

Obras de reforma e ampliação do Centro Cultural tem início

V Festival Castro Alves de Poesia ocorrerá nesta quinta-feira (17)

Comemoração do Dia das Crianças será no Lago Municipal

Escola Municipal Mauro Weis apresenta a Exposição no Salão das Águas

Inscrições para o V Festival Castro Alves de Poesia são prorrogadas!

Inscrições para o 5° Festival Castro Alves de Poesia estão terminando

Primavera do Leste participa da final do Fetran com três espetáculos

Prefeitura reinaugura complexo esportivo Thiago Pereira

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333