Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Primavera do Leste vence duas categorias na final do Fetran 2019

Ao todo eram três categorias disputadas por estudantes na cidade de Cuiabá

01/10/2019

Primavera do Leste vence duas categorias na final do Fetran 2019

Na etapa final do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), Primavera do Leste concorreu nas três categorias: Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil. O município venceu duas delas, a infanto-juvenil e a juvenil, consolidando o método de ensino e qualidade do trabalho desenvolvido na Escola de Teatro Faces. Os espetáculos foram bem recepcionados pelos avaliadores e, principalmente, por todo o público presente entre os dias 23 e 27 de setembro, no Cine Teatro Cuiabá.

Esta edição foi considerada a maior de todos os tempos. Foram mais de 1 mil atores. Somente em Primavera do Leste se apresentaram quase 300 estudantes da Escola Municipal de Teatro.

“Estou feliz, não apenas pelas conquistas, mas por ver crianças e adolescentes em projetos culturais e esportivos. Eles são o futuro da nossa cidade, do nosso país. Vê-los comprometidos e nos representando tão bem é motivo de orgulho. Parabéns aos pais pelos filhos maravilhosos e aos professores da escola municipal de teatro pelo trabalho excelente. Estaremos sempre confiando e investindo na criança e na juventude”, comentou o prefeito Léo Bortolin.

A diretora de um dos espetáculos, Isabela Cassimiro, afirma: “eu fui pela primeira vez como professora. Foi maravilhoso ver minha turma apresentando, fazendo oficina e participando de tudo que participei quando eu era criança. Os trabalhos apresentados foram incríveis, a dedicação de todos foram impecáveis”.

Kayra Ribas, atriz do espetáculo “O homem que não dava seta” mostrou-se muito contente pela edição deste ano: “foi imensamente gratificante por inúmeros motivos, dentre eles, o apoio que tivemos quanto a organização do festival, e a estrutura para apresentações e oficinas. O que me deixa mais feliz é o record de mais de 1 mil artistas que participaram no decorrer desta 16° edição, contribuindo para o fortalecimento das artes em nosso estado. E é claro, estamos muito felizes por termos garantido nossas passagens à Brasília em duas das três categorias”.

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) Wanderson Lana é gratificante ver as gerações se estruturando: “Hoje os diretores, em sua maioria, são alunos dos meus alunos e continuam em busca de qualidade técnica e pedagógica, buscando sempre oferecer o melhor espaço de crescimento para a atuação. Parabéns aos três grupos que representaram nosso município. Estou orgulhoso”.

Os espetáculos vencedores foram: na categoria infanto-juvenil “Florescer” - que fala de problemas no trânsito e como fazermos para melhorar através da perspectiva feminina. Com um elenco formado apenas por atrizes, se utilizam do humor e da poesia para construir um trabalho delicado e potente; Na categoria Juvenil o vencedor foi ‘O Homem que não dava seta” do Ponto Faces de Cultura. O espetáculo para adolescentes aborda a amizade construída e destruída através da bebida e direção, abordando assuntos como propagandas, mensagens subliminares no incentivo do adolescente a bebida, além das relações de afeto e amizade.

Os vencedores irão para Brasília em Novembro cumprir agenda de apresentações e visitações!

A Escola Municipal de teatro é uma ação da prefeitura municipal de Primavera do Leste através da Secult - Secretaria municipal de cultura, Turismo e Juventude por meio de termo de colaboração com a Associação Cultural Teatro Faces. Este projeto atende mais de 350 alunos por semestre, principalmente crianças e adolescentes espalhados por dez polos diferentes da cidade e zona rural.

O Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em 2004, e é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras municipais. A intenção do projeto é difundir a educação e a conscientização de jovens estudantes a respeito do trânsito, usando o teatro como ferramenta.

Segue abaixo premiação completa dos grupos de Primavera do Leste:

MAMONAS ASSASSINAS

Valentina Didoné - Atriz destaque