12/09/2019 - Secretaria de Saúde

Primavera do Leste é, mais uma vez, destaque no prêmio do Conselho Federal de Odontologia

A cidade ficou em segunda colocação na categoria de municípios de 50 mil a 100 mil habitantes

Primavera do Leste foi reconhecida, pela terceira vez, como uma das cidades do Estado de Mato Grosso com melhores políticas públicas voltadas para a saúde bucal. O Conselho Regional Odontológico (CRO) divulgou o resultado do prêmio que coloca o município como o segundo melhor de Mato Grosso no que se refere a tratamentos odontológicos, na categoria de municípios com 50 mil a 100 mil habitantes, referente ao ano de 2018.

Esta pesquisa é realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o programa Brasil Sorridente. Documentos e informações sobre o atendimento odontológico na cidade são requisitados e, a partir daí o CFO faz uma análise dos documentos por parte de todos os membros da Comissão Estadual do CRO-MT.

Na etapa estadual, Primavera do Leste será contemplada com certificado e placa de homenagem à participação no prêmio.

Confira o resultado da Fase Estadual por grupo populacional:

• Até 20 mil habitantes:

1º Juscimeira

2º Alto Boa Vista

3º Dom Aquino

4º Nova Ubiratã

5º Alto Garças

6º Santa Rita do Trivelato

7º Nortelândia

8º Novo Santo Antônio

• Entre 20.001 e 50 mil habitantes:

1º Alta Floresta

2º Lucas do Rio Verde

3º Água Boa

4º Vila Rica

• Entre 50.001 e 100 mil habitantes:

1º Sorriso

2º Primavera do Leste

• Entre 100.001 e 500 mil habitantes:

1º Sinop

2º Rondonópolis

3º Várzea Grande

*Rondonópolis e Várzea Grande obtiveram a mesma pontuação, mas no critério de desempate (conforme Resolução CFO-205/2019), Rondonópolis atingiu uma maior pontuação.

• Acima de 500 mil habitantes:

1º Cuiabá

Programa Brasil Sorridente

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

O programa Brasil Sorridente beneficia, atualmente, 70,6 milhões de brasileiros. Hoje, são 22.213 equipes de Saúde Bucal (ESB) no País. O programa cobre 4.903 municípios. Atualmente, o Brasil conta com 942 Centros de Especialidades Odontológicas, em 773 municípios brasileiros.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste