20/08/2019 - Gabinete do Prefeito

Prefeito notifica Águas de Primavera pela falta de abastecimento de água em bairros da cidade

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Primavera do Leste notificou, extrajudicialmente, a empresa Águas de Primavera, do grupo Aegea, após dezenas de reclamações sobre a falta de água nas residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo unidades escolares do município, causando inúmeros transtornos aos usuários.

O documento, assinado pelo prefeito Léo Bortolin, que é presidente do Conselho, aponta que o problema acontece há anos, principalmente no período de seca. Com isso a concessionária deixa de prestar o serviço adequado à população que se vê desrespeitada em direitos básicos garantidos na assinatura do contrato.

A notificação ainda reitera que esse fato pode autorizar a declaração de caducidade da concessão. Porém, o prefeito Léo afirma que essa não é a vontade da gestão, já que tal medida traria ainda mais transtornos temporários para a comunidade. “Mas o que não dá é para aceitar famílias ficando sem o abastecimento de água para serviços essenciais e também para a garantia da higiene pessoal”, disse o prefeito em entrevista à imprensa.

POSICIONAMENTO DA ÁGUAS DE PRIMAVERA

Por meio de nota a concessionária faz o seguinte pronunciamento:

A Águas de Primavera informa que está ciente da notificação da Prefeitura Municipal e irá responder ao Poder Público. A empresa reforça que está à disposição de todos para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados e que está investindo na modernização e melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade – incluindo a perfuração e modernização de poços.

A Águas de Primavera esclarece que todas as medidas possíveis estão sendo adotadas para minimizar os efeitos da estiagem e regularizar o abastecimento no município. A equipe técnica da concessionária tem somado esforços para realizar com agilidade todas as obras e ações contempladas no planejamento da concessionária.

Melhorias em andamento

No bairro Jardim Luciana, um poço de aproximadamente 300 metros de profundidade está sendo perfurado. Uma nova adutora de água com extensão de 2,5 km e 300 mm de diâmetro está sendo construída para reforçar a distribuição de água do sistema Buritis, atendendo os moradores dos bairros Três Américas Buritis IV, Buritis Primavera, Jardim Florença, Padre Onesto Costa e Primavera III.

As ações de melhorias contemplam ainda a aquisição de equipamentos para revitalização de dois poços - um na Avenida Paraná e outro na Rua Londrina, no Centro.  Também está prevista a perfuração de novos poços na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) na Avenida Cuiabá, no Primavera II, na Rua Santo Amaro e outro no bairro Buritis.

Além das obras de melhoria, a concessionária está monitorando constantemente a distribuição do serviço em toda a cidade e colocou à disposição da população caminhões-pipa, que podem ser solicitados em caso de necessidade através de seu teleatendimento 24h, pelo número 0800 647 6060 (ligação de telefone fixo e celular).

A empresa também desenvolverá ações de orientação à população para que sejam colocadas em prática medidas de consumo consciente da água - atitudes que fazem toda a diferença nesse período de seca prolongada.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste