09/08/2019 - Secretaria de Cultura

Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas

Na cerimônia foi anunciado edital para fomentar ainda mais as artes visuais em Primavera do Leste

Diego Eifler
Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas

“Entre Formas e Cores” é o nome da mais nova exposição que se encontra no Salão das Águas, em Primavera do Leste. O trabalho coletivo traz obras de quatro artistas das artes plásticas da pintura e da escultura de argila. O lançamento ocorreu na última quinta-feira (8). As obras ficarão expostas pelo período de um mês. A visitação é gratuita.

A exposição é um show de formas e cores que dão vivacidade às representações da vida. Os artistas Osiris Paulo; Benedito Silva; Rimaro; e Rosylene Pinto trazem referências culturais e encanto da convivência com a arte. Com a proposta de valorizar a arte regional e sua diversidade, a exposição reúne gerações de artistas de Mato Grosso e promove o intercâmbio de saberes ente a experiência e novos talentos.

Sempre em busca de fortalecer o cenário cultural do município, o secretário de cultura, Wanderson Lana, em contato com o superintendente do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Vicente Paulo, apresentou de forma verbal o Salão das Águas. De imediato conseguiu o aval dos artistas para trazer até Primavera o Leste essa exposição que há pouco encantava quem visitava o do Salão Lava Pés, na capital.

Presente no Salão das Águas pela primeira vez, durante a cerimônia de lançamento de “Entre Formas e Cores”, Vicente reforçou o encantamento em conhecer o espaço. “São poucos os municípios que têm essa leitura da valorização da área cultural”, disse. Ele ainda comentou que quando entrou no Salão das Águas ficou impressionado com a estrutura. “O que mais me surpreende é saber que a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio do prefeito Léo Bortolin, tem investido na cultura, tanto nas artes plásticas como na música, teatro, biblioteca e outros, todos importantes para o crescimento de qualquer povo, de qualquer nação”.

Já o prefeito Léo Bortolin, que também prestigiou a cerimônia, aproveitou a oportunidade para anunciar que a Prefeitura vai lançar um edital de fomento às artes plásticas, para disponibilizar a verba no total de R$ 25 mil para cinco artistas das artes visuais exporem seus trabalhos, sendo R$ 5 mil para cada um.

“Essa iniciativa reafirma o compromisso de nossa gestão com a cultura, porque é a única forma que temos para combater a vulnerabilidade social. Além disso, Primavera do Leste tem um potencial muito grande em todos os seguimentos culturais e, por isso, essa pasta também merece tanta atenção”, fala Léo Bortolin.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A exposição “Formas e Cores” está aberta ao público às segundas-feiras, das 12h às 18h, às terças, quartas e quintas-feiras, das 7h às 11h e das 13h às 17h, às sextas-feira das 7h às 13h e aos domingos das 16h às 19h.

Instituições e escolas podem fazer agendamentos. O Salão das Águas fica localizado na Avenida dos Lagos, 2602, Parque das Águas.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste