menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Educação

Conhecer e estudar a cultura indígena – mais uma etapa do projeto “Pérola Negra – quebrando paradigmas”

A primeira fase do projeto estudou a cultura afro e a participação do negro em setores importantes da sociedade

24/07/2019

Conhecer e estudar a cultura indígena – mais uma etapa do projeto “Pérola Negra – quebrando paradigmas”

O Projeto “Pérola Negra - Quebra de Paradigmas” trabalhou em sala, na escola municipal Mauro Weis, os temas da história e cultura afro-brasileira e africana, que foi impactante para os alunos e, atualmente, trabalham a cultura indígena. No Pérola Negra os alunos viram que sucesso e descobertas não são méritos apenas de parte de uma sociedade, mas que todos podem alcançá-los, indiferente da cor da sua pele, do seu cabelo, enfim, da sua raça, sem se sentirem diminuídos ou constrangidos pelas diferenças.

Atualmente a escola está trabalhando a cultura indígena. Além dos temas trabalhados em sala, foi realizada uma aula de campo onde os alunos do 7º e 8º ano tiveram a oportunidade da troca de conhecimentos com os indígenas Xavantes, comunidade Sangradouro e aprenderam sobre a dança que tem um ritual que remonta dos antepassados e alguns costumes que são peculiares da cultura indígena.

         Alunos e professores visitaram a Escola Estadual Indígena E.E.I. São José Sangradouro e foram recebidos pelo diretor Bartolomeu Patira Pronhopa, e os professores (as) Osvaldo Buruwê, Canelida Tisinhatse, Martinho Tserêiêdi, Caetano Tserewa`u, Donata Roipini`ô  que fizeram relatos importantes sobre a Instituição - como funciona a escola, os métodos de ensino e  a importância da escola na aquisição de conhecimento e aprendizagem de uma segunda língua -  a língua portuguesa - para leitura, compreensão e atuação nos contextos urbanos, além dos limites do território indígena e da aldeia.

Segundo a professora Kélcia Patrícia, os alunos tomaram conhecimento da identidade cultural dos povos indígenas, a aprendizagem da língua materna e, consequentemente, dos demais elementos imateriais e materiais que compõem a formação da identidade dos indígenas Xavante e são vitais na preservação, manutenção e resistência de um povo. “Desde os nomes na língua materna, os hábitos alimentares, os costumes, as danças, a construção e formação do sentimento de pertencimento que são essenciais na formação e preservação de um povo”.

Pela ótica da professora Kélcia, a aula de campo e o intercâmbio cultural entre os alunos da escola municipal Mauro Weis e os indígenas Xavante, de Sangradouro, possibilitou compreender novas narrativas, reflexões e percepções sobre a etnia daquela comunidade indígena - “os alunos não indígenas puderam perceber por meio das trocas de experiências com os indígenas e questionar algumas falas carregadas de preconceitos e de visões estereotipadas sobre os povos indígenas”. A aula de campo impactou, segundo ela, positivamente nos alunos não indígenas; “isso ficou perceptível pelas opiniões e compartilhamento de relatos de experiência realizado após o intercâmbio cultural”.

A escola Mauro Weis proporciona aos alunos conhecimentos que complementam os que são trabalhados rotineiramente na sala de aula – a direção da escola está sob a responsabilidade da professora Telma Sônia de Souza e os coordenadores Marcelo de Souza, Jackelliny Castelhano e Sandra Peres incentivam iniciativas que possam enriquecer intelectualmente os alunos.

O prefeito Léo Bortolin, ao tomar conhecimento desse projeto, afirmou que “se sente feliz e orgulhoso em ver o interesse da equipe da escola Mauro Weiss ir além com seus alunos, avançar, romper barreiras e fazer a diferença; os professores envolvidos estão de parabéns e, esse trabalho é um exemplo para todos nós com um recado claro – não podemos nos acomodar”.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Veja também:

Secretaria de Educação informa datas das matrículas escolares, para pais que realizaram pré cadastro no site oficial da Prefeitura

UNEMAT, abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado

Convênio garante nova escola estadual em Primavera do Leste

Nota de Pesar

Matrículas para Rede Municipal de Ensino são abertas hoje (12)

Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal

Matrículas escolares para Rede Municipal de Ensino 2020

Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Creche para atender a região do Guterres começa a ser construída

IFMT abre inscrições de vestibular para o ano de 2020

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333