Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura inaugura duas praças em uma semana

Um dos espaços públicos homenageia o casal João e Maria Machnic, no Jardim Riva, o outro atende aos moradores da Vila Popular

05/07/2019

Prefeitura inaugura duas praças em uma semana

Na última terça-feira (2) e última quinta-feira (4), Primavera do Leste ganhou mais dois novos espaços públicos para o lazer da família primaverense. Respectivamente, no Jardim Riva foi inaugurada a praça João e Maria Machnic, a primeira com chafariz e iluminação fotovoltaica, aquela que não necessita de energia elétrica por funcionar apenas com a energia solar, e na Vila Popular, um toque especial na entrada do bairro traz um diferencial para os moradores que aguardavam há mais de 20 anos melhoramentos no local.

Homenagem

Uma frase que ilustra muito bem a história de vida, perseverança e determinação do casal homenageado, João e Maria Águida Machnic: “o importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre”. Este casal retrata de forma fiel os desafios vencidos e um legado de vida deixado a todos nós e dão o nome à Praça João e Maria Machnic. Localizada no jardim Riva, é a primeira praça de Primavera do Leste com chafariz e iluminação fotovoltaica, aquela que utiliza energia solar.

João em Pirassununga e Maria Águida em Serrana, São Paulo. Casaram-se em dezembro de 1953 na cidade de Cornélio Procópio, no Paraná. Desde então construíram uma história de união, vencendo as adversidades, os obstáculos impostos pela vida a dois, tiveram sonhos, realizações e, especialmente valorização da família.

Após longos anos de dedicação na vida do campo, produzindo nas regiões de Cornélio Procópio e Mamborê, em 1982 vislumbraram novos desafios e com um olhar voltado ao futuro chegaram e acreditaram em Mato Grosso, especialmente no potencial dessa região, que se desenhava, já naquela época, com grandes possibilidades.

Eles estavam certos e, a família deu contribuição importante para tornar realidade o sonho coletivo de fazer de Primavera um município próspero e modelo para o Estado.

Os filhos Sérgio, Jairo, Célia e Anderson também acreditaram nesse novo projeto de vida e juntos com seus pais, construíram com união, uma história familiar de respeito, alem de contribuírem significativamente com o crescimento de Primavera do Leste, até então um cerrado a ser desbravado no estado de Mato Grosso.

Com a inauguração dessa praça, a Prefeitura presta uma justa homenagem a toda família Machnic pelo empreendedorismo no município, pelo engajamento no crescimento da cidade e, agradece a parceria imprescindível em prol de Primavera. Essa família faz parte da nossa história político-administrativa.

Dona Maria nos deixou no ano de 2005, e o senhor João Machnic em 2016. João e Maria Machnic, casal pioneiro em nossa cidade, nos deixa em sua sabedoria, um importante ponto para reflexão - “na história da vida temos as oportunidades e as opções; muitos foram os motivos para desistir e de dúvidas, mas eles preferiram lutar”.

Para Léo Bortolin “é um privilégio ser prefeito nesse momento em que o município presta uma justa homenagem a essa família que nos orgulha pela coragem, trabalho e dedicação a Primavera do Leste, só tenho a agradecer a oportunidade de estar à frente desse projeto como Chefe do Executivo”.

Esse espaço inaugurado é uma reivindicação antiga da população do Jardim Riva e mais uma opção de lazer e bem estar às famílias do bairro. Essa obra é uma indicação do vereador Elton Baraldi – Nhonho - sendo co-autor o vereador Manoel Mazzuti Neto. Vale ressaltar ainda que essa obra é uma parceria público/privada - os moradores arcaram com o valor de R$ 59.850,00 e a Prefeitura com R$ 141.785,00 totalizando R$ 201.635,00.

Iluminação da Praça João e Maria Machnic

Chafariz da Praça João e Maria Machnic