menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

26/06/2019 - Secretaria de Cultura

Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste

Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste

O Fetran, maior projeto de educação para o trânsito do Brasil, é organizado pela Polícia Rodoviária Federal, SEDUC – MT e DETRAN – MT. Em Primavera do Leste foi realizado a etapa Araguaia pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. O objetivo é sensibilizar e conscientizar por meio de atividades lúdicas o público infanto-juvenil sobre direitos e deveres no trânsito em prol da construção de uma cultura de paz.

Estiveram presentes durante os três dias de programação mais de 1.500 pessoas, entre alunos, professores e público em geral. Durante o evento, foram apresentados 25 espetáculos estudantis de teatro temáticos de trânsito nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil, produzidos por escolas das redes municipal, estadual e particular.

Na categoria infantil, o espetáculo destaque foi “Mamonas Assassinas” da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, peça teatral feita com crianças de até 11 anos de idade, que trouxe para o palco paródias de músicas conhecidas do grande público para trabalhar o trânsito de forma lúdica e divertida.  

Já na categoria infanto-juvenil, o espetáculo premiado foi “Florescer”, da Escola Municipal de Teatro/Polo Centro Cultural, espetáculo realizado com crianças de até 15 anos de idade que abordou o trânsito pela perspectiva do olhar feminino, mostrando que a prudência é o melhor caminho para um trânsito seguro. 

Na categoria juvenil, o espetáculo premiado foi “O homem que não dava seta”, do Ponto Faces de Cultura, trabalho ambientado na autobiografia de adolescentes, buscando comunicar e conscientizar através do universo jovem.

Os grandes destaques foram os trabalhos realizados pela Escola Municipal de Teatro, gerida através do projeto Escola de Teatro Faces da Associação Cultural Teatro Faces, que trouxe espetáculos de teatro com muita qualidade, dificultando o trabalho dos avaliadores em escolher apenas três trabalhos. Primavera do Leste é atual campeã estadual em duas das três atuais categorias do FETRAN.

A Escola Municipal de Teatro é mantido pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e atende mais de 500 pessoas, principalmente crianças e adolescentes espalhados por dez polos diferentes da cidade e também na zona rural. É o principal modelo de Escola de Mato Grosso por aliar cultura e educação e desenvolver as potencialidades dos alunos, pensando no protagonismo juvenil e na arte como mecanismo de combate a violência.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

O Maior e Mais Democrático Festival das Artes da Cena de Mato Grosso está com as inscrições abertas

Confira os ganhadores do 9º Festival de Dança - Tema Cinema

Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)

Primavera do Leste é destaque no fórum de gestores de Esporte e Cultura de Mato Grosso

Dançarinos de Break Dance garantem quatro troféus para Primavera do Leste

“Por do Sol com MPB” traz Orquestra Primavera do Leste no próximo domingo (26)

Inscrições para o IX Festival de Dança Tema Cinema estão abertas

Espetáculo para bebês realiza circulação em Primavera do Leste

Palco Giratório traz Chocobrothers para Primavera do Leste

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333