Secretaria de Cultura

Espetáculo para bebês realiza circulação em Primavera do Leste

Achadouros - Teatro para bebês apresenta a descoberta dos sons, gestos, emoções e brincadeiras para a primeira infância

30/04/2019

Espetáculo para bebês realiza circulação em Primavera do Leste

Sucesso junto ao público infantil, o espetáculo Achadouros - Teatro para bebês, concebido especialmente para crianças de 6 meses a 3 anos de idade, circulará em Primavera do Leste. Serão quatro apresentações gratuitas entre os dias três e cinco de maio, compatrocínio da Petrobrás Distribuidora S.A.

Sob a direção de José Regino, o espetáculo traz para a cena as atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria, que convidam o público a se aventurar com elas em seu “quintal imaginário”. Num pequeno cercado de madeira, envoltas em mais de quatro mil sacolas plásticas que compõem o cenário, as atrizes conduzem os espectadores a uma arqueologia das memórias da infância e apresentam a cada um a possibilidade de escrever sua própria história. Por meio de encenação poético-teatral e da exploração da linguagem não verbal, a peça propõe uma reflexão sobre a chegada do ser humano ao mundo e sobre sua capacidade transformadora e criativa.

Livremente inspirado no livro Memórias inventadas – para crianças, do renomado poeta Manoel de Barros, Achadouros – Teatro para bebês é resultado de um trabalho autoral desenvolvido em Brasília, em agosto de 2015, num processo de criação colaborativa entre Regino, Caísa e Nara. Em cena, as descobertas acontecem dentro de um universo que é a própria metáfora da vida, com o nascimento, encontros e frustrações. Ao mesmo tempo, a dramaturgia traz à tona o mundo invisível e mágico, que extrapola a consciência cotidiana e ingressa no campo das sensações e emoções comuns à humanidade.

Durante o processo de criação, os idealizadores estudaram e mergulharam no universo infantil em visitas a uma creche. O resultado desse aprendizado foi essencial para a montagem. “A primeira infância é um lugar onde o jogo poético surge de brincadeira. Nela, encontramos fecundo material para o ‘fazer artístico’, pois, nessa fase, o espanto com as coisas ‘óbvias’ da vida é evidente. As crianças estão em ‘estado de poesia’, a linguagem e o corpo estão ainda brincando na sua formação”, afirma José Regino. O diretor traz, em sua bagagem, a experiência de outros projetos teatrais para crianças da primeira infância e bebês, como Panapanã e Alma de Peixe.

Desde a estreia em Brasília, a peçaintegrou a programação de diversos festivais brasileiros e encenou em teatros e creches do Distrito Federal e outros estados, como São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco. Foi contemplado com o Prêmio SESC do Teatro Candango 2015 como Melhor Espetáculo Infantil, além de ter recebido Menção Honrosa do 4º Prêmio CBTIJ de Teatro para Infância 2017.

OFICINA

Em cada sessão do espetáculo haverá uma ação de formação de plateia com o público presente, desde a entrada, apreciação do espetáculo e bate-papo com a equipe no final. Além das apresentações o projeto oferecerá a oficina Desmontagem artística ministrada pelo diretor José Regino, com o objetivo de abordar os princípios e condutas utilizados para a construção teatral dirigida à primeira infância, tendo como referência básica o processo de montagem do espetáculo. O projeto ainda prevê um intercâmbio cultural com um grupo local de cada cidade, que em Primavera do Leste será com o Teatro Faces. Todas as atividades serão gratuitas graças ao Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

PATROCÍNIO

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura é uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos  de  circulação  de  espetáculos  teatrais  não  inéditos, em  parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos 15 milhões de reais. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

Achadouros – Teatro para Bebês também é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e do Sesc.

ASSESSIBILIDADE

Toda apresentação disponibilizará equipamentos e profissional de tradução simultânea em audiodescrição para 10 deficientes visuais. O trabalho de audiodescrição transforma imagens em palavras, possibilitando que cenários, figurinos, personagens e ações sejam conhecidos pelas pessoas com deficiência visual.

Ficha técnica:

Elenco:Caísa Tibúrcio e Nara Faria

Direção e Figurino:José Regino

Dramaturgia:Criação coletiva

Criação musical:Caísa Tibúrcio e Nara Faria

Cenografia:Chico Sassi

Iluminação:Marcelo Augusto

Produção Executiva:Pedro Caroca

Produção local:Ana Dorst, Ronaldo Adriano e Marcos Leque

Audiodescrição: Clarissa Barros

Designer gráfico:Jana Ferreira

Fotografia:Diego Bresani e Débora Amorim

Registro Videográfico e Edição:Fabiano Morari - Cachecol Filmes

Patrocínio: Petrobrás Distribuidora S.A.

Programação:

Sexta-feira (3) às 19h;

Sábado (4) às 16h;

Domingo (5) às 15h e 18h;

Oficina desmontagem artística:

Sábado (4) das 08h às 12h

A oficina e todas as apresentações ocorrerão no Centro Cultural de Primavera do Leste, localizado na Avenida Brasil, 114, Parque Castelândia. É preciso chegar uma hora antes de cada apresentação para garantir seu ingresso. Para participar da oficina, é necessário fazer inscrição. Para mais informações, ligue para (66) 9 9927 4007 (Hiago).

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste