menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

14/03/2019 - Secretaria de Cultura

Exposição com técnicas de pintura milenar estreia no Salão das Águas

Durante um mês quadros de Marlene Trouva ficarão expostos para a população de Primavera do Leste e região

Exposição com técnicas de pintura milenar estreia no Salão das Águas

Não há limites para a arte. Mato Grosso conta com artistas que surpreendem por expressões visuais através de diferentes técnicas. Os moradores de Primavera do Leste e região tem a oportunidade de conhecer mais uma delas. Estreia no Salão das Águas a exposição permanente “Encáustica: A Arte Ecológica em Cera de Abelha”.

A partir das 19h30 desta sexta-feira (15) a artista que assina este trabalho, Marlene Trouva, recebe a população na cerimônia de lançamento. Durante um mês os quadros feitos com cera de abelha, de carnaúba e de resina damar, pigmento e fogo; texturas, ranhuras e colagens ficarão expostos no Salão das Águas.

A técnica de pintura utilizada por Marlene é considerada milenar. Neste trabalho a artista propõe reflexão sobre a importância da manutenção e do equilíbrio ambiental para o ecossistema, através da representação das flores do cerrado.

De acordo com a artista, "A Encáustica é uma arte orgânica e sedutora. A cada dia que trabalho com esses materiais eles me revelam algo novo. As imagens que emergem, as texturas que vão surgindo através das camadas de cera, me espantam, surpreendem e emocionam, pois são únicas”.

A professora doutora Laudenir Antônio Gonçalves, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, explica que nesta exposição Marlene apresenta os resultados de suas pesquisas, que começaram em 2007, quando conheceu a técnica da pintura em encáustica, oriunda de gregos e egípcios antigos, anteriores a Cristo.

Esta exposição é uma parceria entre Marlene Trouva, o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Cultura, contemplada pelo programa “Circula MT”, que fomenta a cultura local e coloca a produção dos artistas em circulação.

As obras ficarão disponíveis para visitação de segunda a sexta-feira,  das 7h às 17h, e aos domingos das 16h às 19h30. O Salão das Águas fica localizado na Avenida dos Lagos, anexo a Secretaria de Cultura, na antiga Yellow.

 

SOBRE MARLENE TROUVA

 

A artista é formada em artes visuais, mora em Rondonópolis desde 1996, onde lecionou artes em várias escolas, durante anos. Hoje Marlene ministra aulas de desenho e pintura em seu ateliê e no SESC.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Com apoio da iniciativa privada, Prefeitura garante recorde de público no Primafolia 2019

Oficina de dramaturgia é oferecida gratuitamente em Primavera do Leste

Sucesso na primeira edição do Acampamento Cênico

Primafolia 2019 traz como novidade arrecadação de livros

Escola Municipal de Dança promove Workshop de Férias

Escola Municipal de Teatro abre inscrições nesta sexta-feira (1)

1ª mostra fotográfica é exposta no Salão das Águas

Primavera do Leste recebe Rubel, o mais novo nome da Música Popular Brasileira

XI Festival Velha Joana começa nesta quinta-feira (1)

Candidato da Bahia vence etapa nacional do IV Festival Castro Alves de Poesia

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333