menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Cultura

Exposição com técnicas de pintura milenar estreia no Salão das Águas

Durante um mês quadros de Marlene Trouva ficarão expostos para a população de Primavera do Leste e região

14/03/2019

Exposição com técnicas de pintura milenar estreia no Salão das Águas

Não há limites para a arte. Mato Grosso conta com artistas que surpreendem por expressões visuais através de diferentes técnicas. Os moradores de Primavera do Leste e região tem a oportunidade de conhecer mais uma delas. Estreia no Salão das Águas a exposição permanente “Encáustica: A Arte Ecológica em Cera de Abelha”.

A partir das 19h30 desta sexta-feira (15) a artista que assina este trabalho, Marlene Trouva, recebe a população na cerimônia de lançamento. Durante um mês os quadros feitos com cera de abelha, de carnaúba e de resina damar, pigmento e fogo; texturas, ranhuras e colagens ficarão expostos no Salão das Águas.

A técnica de pintura utilizada por Marlene é considerada milenar. Neste trabalho a artista propõe reflexão sobre a importância da manutenção e do equilíbrio ambiental para o ecossistema, através da representação das flores do cerrado.

De acordo com a artista, "A Encáustica é uma arte orgânica e sedutora. A cada dia que trabalho com esses materiais eles me revelam algo novo. As imagens que emergem, as texturas que vão surgindo através das camadas de cera, me espantam, surpreendem e emocionam, pois são únicas”.

A professora doutora Laudenir Antônio Gonçalves, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, explica que nesta exposição Marlene apresenta os resultados de suas pesquisas, que começaram em 2007, quando conheceu a técnica da pintura em encáustica, oriunda de gregos e egípcios antigos, anteriores a Cristo.

Esta exposição é uma parceria entre Marlene Trouva, o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Cultura, contemplada pelo programa “Circula MT”, que fomenta a cultura local e coloca a produção dos artistas em circulação.

As obras ficarão disponíveis para visitação de segunda a sexta-feira,  das 7h às 17h, e aos domingos das 16h às 19h30. O Salão das Águas fica localizado na Avenida dos Lagos, anexo a Secretaria de Cultura, na antiga Yellow.

 

SOBRE MARLENE TROUVA

 

A artista é formada em artes visuais, mora em Rondonópolis desde 1996, onde lecionou artes em várias escolas, durante anos. Hoje Marlene ministra aulas de desenho e pintura em seu ateliê e no SESC.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste

Veja também:

Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas em Primavera do Leste

Artista primaverense é selecionado para o 26º Salão Jovem Arte do Estado de Mato Grosso

PROJETO PÔR DO SOL ONLINE ABRE ESPAÇO PARA APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS DE PRIMAVERA

Confira a programação do Natal Encantado 2020

O Maior e Mais Democrático Festival das Artes da Cena de Mato Grosso está com as inscrições abertas

Confira os ganhadores do 9º Festival de Dança - Tema Cinema

Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas

Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)

Primavera do Leste é destaque no fórum de gestores de Esporte e Cultura de Mato Grosso

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333