Secretaria de Fazenda

Município participa do XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso

12/03/2019

Nesta terça-feira (12) servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste chegaram a Cuiabá para participar do “Consens Mostra de Banners”, no CCII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, um espaço para os municípios exporem ações de destaque das secretarias de saúde. A Mostra de Bunners.

O evento será realizado até o dia 14 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e discuti políticas adotadas pelas esferas federal, estadual e municipal, além do fortalecimento dos municípios.

Primavera do Leste participa do evento com quatro trabalhos inscritos, levando ao conhecimento de outros gestores projetos como o desenvolvido na Atenção Básica, sob temática “Abordagem Humanizada no Teste do Pezinho: uma experiência acolhedora e inovadora”, com autoria da servidora Rode Martinho, responsável pela triagem Neonatal.

Foram inscritos dois trabalhos na Categoria Controle Social, com temáticas “Controle Social” e “Poder Legislativo, Garantindo a Inclusão das Propostas da VI  Conferência  no  PPA”, de autoria  da servidora, Maviane Damitz.

O terceiro e o quarto trabalho inscrito foram desenvolvidos pela equipe de Ouvidoria CMS/SUS nas temáticas “Ouvidoria e o Acolhimento com Escuta Humanizada aos usuários nos Leitos da UPA: Eu Avalio Meu SUS” e “Ouvidoria e o Olhar Humanizado ao Servidor SUS”.

Esses dois últimos trabalhos demonstram a ação de  valorização do servidor dentro do município, através da parceria da Atenção Básica, Ouvidoria CMs/SUS e Conselho Municipal de Saúde,  tornando-se parte do calendário anual de ações da Secretaria Municipal de Saúde. Ambos de autoria da Ouvidora do Conselho Municipal de Saúde Janaine Prudente Neves.

A secretária municipal de saúde, Laura Kelly Hortenci de Barros ressalta a importância do evento para valorização das ações desenvolvidas dentro do município, sendo um espaço de trocas de experiências de sucesso entre os gestores do Estado, fazendo com que boas ideias sejam disseminadas e desenvolvidas por demais gestores.

Os trabalhos selecionados nas mostras estaduais ainda irão compor a Mostra Nacional durante o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Dentre os trabalhos apresentados dos Municípios os classificados serão encaminhados ao Congresso Nacional Conasems, concorrendo premiação a nível nacional.

Em 2014 Primavera do Leste recebeu a premiação em 2014 e classificou-se entre os 12 melhores municípios do Brasil e o único a ser premiado com menção honrosa através do trabalho apresentado do Conselho Municipal de Saúde, na temática da participação da comunidade, concorrendo com 459 trabalhos expostos.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste