27/02/2019 - Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde reinicia o controle ao tabagismo

Com apoio de uma equipe multidisciplinar

Secretaria de Saúde reinicia o controle ao tabagismo

O reinício das atividades do 20º grupo do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo ocorreu nesta terça-feira (26). Cerca de 40 pessoas participam dessa ação. As reuniões são feitas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que fica na Avenida Campo Grande, 812, Centro, todas as terças-feiras, às 17h.

Aos participantes será oferecido tratamento completo anti-tabagismo, com palestras de profissionais da área da saúde - psicólogos, nutricionistas, dentistas, educadores físicos e farmacêuticos. Além disso os pacientes poderão contar com apoio de medicamentos para parar de fumar. O tratamento tem a duração de noventa dias.

Para o coordenador do NAFS - Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Eder Martins Ferreira, esse é um momento em que as pessoas têm, de forma gratuita, a oportunidade para se livrar do vício. “Conseguir parar de fumar sozinho é um desafio muito grande, por isso atendemos as pessoas com uma equipe reforçada de profissionais, que junto aos medicamentos, quando necessários, facilitam esse processo”.

O 20º grupo está fechado, mas a previsão para a formação de outro grupo é para o mês de Junho de 2019. Se você também quer parar de fumar, procure uma unidade de ESF mais perto da sua casa e deixe o nome para participar.

Conscientização

De acordo com informações levantadas pelo NAFS, 12,6% de todas as mortes que acontecem no Brasil são atribuíveis ao tabagismo. Por dia, 428 pessoas morrem no país por conta do cigarro. O tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano. Desse total, 900 mil não são fumantes, mas acabam morrendo por complicações causadas pela fumaça dos outros.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste