ESFs iniciam campanha contra hanseníase

De 23 a 31 de janeiro os postos de saúde oferecerão atendimento especial; confira o cronograma

22/01/2019

ESFs iniciam campanha contra hanseníase

A partir desta quarta-feira (23) as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Primavera do Leste iniciam atendimento especial para identificar pacientes com hanseníase, em alusão ao Janeiro Roxo. Cada unidade atenderá em um dia e horário diferenciado, para que toda a cidade seja coberta com os devidos tratamentos para o combate a esta doença.

A hanseníase é causada por um agente que atinge a pele e os nervos. É possível perceber a presença da doença no corpo humano por meio do aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas na pele e caroços ou dormência em qualquer parte do corpo. Além disso, ela se manifesta através de dores nos nervos e fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés. Machucar-se ou se queimar sem sentir dor também pode ser um sinal.

Se prevenir contra a doença não é muito fácil, já que é transmitida por meio de respiração. Se uma pessoa que está doente e não recebe o devido tratamento, ela pode, facilmente, contagiar outras pessoas que tenham convívio diário, por isso é importante prestar atenção nos sintomas.

A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e fácil. São de seis a 12 meses de tratamento. Não é preciso se afastar dos familiares, doa amigos, da escola ou do trabalho durante o procedimento, por isso a melhor opção é procurar o atendimento o quanto antes, caso os sintomas sejam evidentes.

Fique atento ao cronograma da Secretaria Municipal de Saúde e procure o atendimento mais perto de sua casa:

Dia 23 - UBS Central e Rural (tarde);

Dia 24 - ESF IV (manhã); e ESF V (tarde);

Dia 25 - ESF VII (manhã);

Dia 28 - ESF VI (manhã); e UBS Tuiuiú (tarde);

Dia 29 - ESF I (manhã); e ESF VIII (tarde);

Dia 30 - ESF XI (manhã); e ESF X (tarde);

Dia 31 - ESF IX (manhã); e ESF III (tarde)

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste