09/01/2019 - Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura inicia tapa buraco em principais corredores de escoamento de safra

Os trabalhos estão sendo realizados em estradas estaduais, com autorização da Sinfra-MT

Ítalo Berto

A safra 2018/2019 em Primavera do Leste será escoada de maneira tranquila, sem os problemas em estradas como nos anos anteriores, portanto, sem causar preocupação para os produtores rurais. Isso porque a Prefeitura de Primavera do Leste, após fazer manutenção nas estradas não pavimentadas em 2018, iniciou nesta quarta-feira (9) o serviço de tapa buraco na MT-130. Ao todo três rodovias serão contempladas em janeiro.

Para que o município possa atuar na manutenção de estradas estaduais, o Prefeito Léo Bortolin precisou solicitar permissão ao governo. Há quatro meses o prefeito tentou um Termo de Cooperação junto a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT), mas somente com a troca de gestão houve a pactuação, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 8.

O Termo prevê parceria entre a Prefeitura e a Sinfra-MT, em regime de mútua colaboração, porém, sem transferência de recursos financeiros. Ou seja, o município de Primavera do Leste, para oferecer condições vai se responsabilizar com todos os custos e material para a manutenção, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Estima-se um investimento de aproximadamente R$ 50 mil, entre material, óleo diesel e mão de obra.

Está autorizado somente o serviço de tapa buracos, com a utilização PMF (pré misturado a frio), nos seguintes trechos: 42 km da MT-486 (rodovia que liga a MT-130 com a Fazenda Itaquerê); 26 km da MT-448, (rodovia que liga Primavera do Leste à Vila União); e 50 km a partir do trevo da MT-130 com a BR 070, sentido Paranatinga. Primavera do Leste tem a permissão de um ano para realizar os trabalhos.

O prefeito Léo Bortolin explica que a iniciativa de buscar essa parceria com o governo do Estado “é por entender que essas rodovias são principais corredores de escoamento da produção e, além disso, de grande movimentação de cidadãos comuns que passam diariamente por elas”.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste