21/12/2018 - Secretaria de Fazenda

Primavera do Leste avança em soluções para fomentar empreendedorismo local

Primavera do Leste é um dos 8 municípios mato-grossenses que participaram do Programa Cidade Empreendedora em 2018. No próximo ano, a meta do Sebrae/MT é expandir o atendimento para 20 municípios de Mato Grosso, com o objetivo de tornar as prefeituras mais ágeis no atendimento e adaptadas ao timing empresarial.

Para coroar os trabalhos em 2018, Primavera do Leste (a 244,5km de Cuiabá) implantou a Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), sistema que desburocratiza a abertura, alteração ou encerramento de uma empresa. Com isso, o prazo de legalização de um empreendimento reduz de até 120 dias para 48h. Para implantar o sistema, o Sebrae/MT realizou consultorias com os gestores do município, explica a gestora do Cidade Empreendedora no Sebrae/MT, Virgínia Ângelo Ismael.

Neste mês de dezembro, o Sebrae/MT entregou ao prefeito municipal Leonardo Bortolin a Pesquisa de Percepção da Prefeitura quanto ao Empreendedorismo na cidade. O Sebrae/MT também ofereceu uma consultoria de compras públicas no município, com o objetivo de auxiliar a prefeitura a divulgar para os empresários locais quais os produtos e serviços que poderão ser fornecidos por eles para atender a demanda do Executivo municipal.

Com o apoio do Sebrae/MT é mantido o atendimento ao empresariado local na Sala do Empreendedor. Nesse espaço, destinado a apoiar o empreendedorismo, um consultor do Sebrae/MT fica à disposição por 4h mensais para atender empresários locais e orientá-los na condução de seus negócios. Esse trabalho reflete na melhoria do ambiente negocial na cidade. Em novembro e dezembro, a consultoria do Sebrae/MT levou informações aos empreendedores locais sobre microcrédito e gestão financeira. Além de finalizar a consultoria do CAE/Sala do Empreendedor, foi elaborado o plano de atuação do agente de desenvolvimento local.

“Uma das ações de grande importância para as futuras gerações foi a realização do Jepp (Jovens Empreendedores Pequenos Passos), que aconteceu na Escola Municipal Dallafiora Costa Parma Vida, pertencente ao Projeto Parma Vida”, destaca a gestora do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MT. Segundo ela, foram capacitados 14 professores e 185 crianças participaram da ação. “As crianças expuseram seus produtos na feira do Jepp, realizada no dia 08 de dezembro, durante as atividades de encerramento da escola em 2018”.

Soluções – Em Primavera do Leste está em andamento o modelo “Ultimate” do Cidade Empreendedora, que disponibiliza 35 soluções para a gestão municipal trabalhando temas como a desburocratização dos processos, agricultura familiar, compras públicas, educação empreendedora, ações de sustentabilidade e um plano anual de compras.

Silvana Bazani Assessoria – Sebrae/MT