Alunos do Projeto Parma Vida prestam homenagens ao Padre Onesto Costa

12/12/2018

Diego Eifler
Alunos do Projeto Parma Vida prestam homenagens ao Padre Onesto Costa

São 10 anos de saudades! Para quem conheceu Padre Onesto Costa, é difícil não concordar com essa afirmação. Ele missionário que desempenhou muito bem o papel de pregar a palavra de Deus através do amor ao próximo e gestos de caridade que ninguém consegue numerar.

Uma pequena mostra sobre quem foi esse grande homem para Primavera do Leste ocorreu no último final de semana. Alunos do projeto Parma Vida aproveitaram a exposição de trabalhos pedagógicos realizados durante o ano de 2018, para apresentar várias homenagens ao Padre.

“O que a gente está vendo hoje aqui é só um pedacinho da história dele em Primavera do Leste. Ele foi o nosso primeiro pastor e ajudou a construir a cidade”, comenta o vereador Juarez Faria Barbosa (Juarez da Loreta), que juntamente a esposa, a dona Loreta, foram amigos pessoais do padre, e não poderiam deixar de apreciar a homenagem.

Ao assistir as apresentações, outra personalidade de Primavera do Leste que se emocionou foi o ex-vereador Valnei Lorenzon. Para ele, o Centro Parma Vida é referência de tudo aquilo que o padre deixou de legado para a cidade. “O Padre Onesto plantou esperança nesta terra e nós temos que levar a diante o trabalho magnífico iniciado por ele”.

A saudade de alguém que se foi é a representação da ausência das características específicas que a pessoa possuía. Conforme a Irmã Iradi, diretora do projeto Parma Vida, algumas qualidades marcantes do Padre Onesto Costa são a fé e a solidariedade. “Um missionário que viveu da sua fé e que fez disso um amor ao próximo, transformando esse amor em obras concretas”.

Essas obras geram frutos até hoje. “É importante esta escola de período integral na vida dessas crianças. Acho que a gente deveria incentivar para ter mais desses projetos que tiram crianças das ruas, ensinam cultura, convivência, e os tornam cidadãos do bem”, diz o vereador Juarez sobre o Parma Vida, idealizado por Padre Onesto Costa.

MEMORIAL

A Escola Maria Dallafiora Costa Parma Vida tem o nome da mulher que foi mãe de Padre Onesto Costa. Há mais de 20 anos, tudo funciona com parceria entre a Prefeitura, Igreja Católica e Cáritas Italiana – uma rede de solidariedade que contribui com a instituição, levando em conta a nacionalidade do Padre.

Neste mesmo espaço, há nove anos, foi instalado um memorial que relata com detalhes a história de Onesto Costa em Primavera do Leste. Lá estão expostos pertences pessoais e fotografias. Tudo isso foi possível com a contribuição da comunidade que tanto tem gratidão pelo trabalho deste padre na cidade. O horário de funcionamento do memorial é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

MATRÍCULAS

Diferente das demais escolas municipais, antes de serem matriculadas na Escola Maria Dallafiora Costa os alunos passam por uma triagem que avalia vulnerabilidade social e econômica. Este é um dos intuitos do Projeto Parma Vida – contribuir e dar oportunidades para os mais necessitados. Portanto a unidade não deve participar do processo de matrícula on-line, que será implantado em Primavera do Leste a partir de 2019. As unidades rurais também devem ficar de fora das inscrições pela internet.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste