27/11/2018 - Secretaria de Saúde

Posto de saúde do Buritis dá início ao atendimento à população

Os equipamentos necessários foram entregues e um médico foi contratado

Diego Eifler

A partir desta quarta-feira (28) a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Arthur Henrique Mohr, que atenderá os bairros Buritis 1, 2 e 3, além do Jardim Florença e Três Américas, começa a atender a população normalmente.

O posto foi inaugurado em outubro e algumas atividades começaram na época para que não houvesse a depredação do espaço, mas aguardava os procedimentos para a contratação do médico e a chegada de alguns equipamentos essenciais para o funcionamento. O médico contratado é o Dr. Átila.

A unidade deve melhorar o atendimento da atenção básica na região, já que a demanda de aproximadamente 19 mil pessoas se concentrava no ESF do Primavera III. O ideal é que cada unidade não ultrapasse a margem de quatro mil pacientes cadastrados.

A nova unidade conta com uma enfermeira, um médico, uma técnica de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde, um agente administrativo, um auxiliar de serviços gerais e uma equipe de saúde bucal. Os recursos do investimento totalizam R$ 602 mil, sendo R$ 408 do Ministério da Saúde e R$ 194 mil de recursos próprios da Prefeitura.

Esta unidade era uma das cinco que estavam com as obras paralisadas e os recursos aplicados pelo Governo Federal estavam prestes a ser devolvidos. O prefeito Léo Bortolin, junto com uma comitiva de vereadores, foi até Brasília e conseguiu reverter a situação, conquistando um prazo maior para a finalização das construções e evitando o bloqueio da verba.

Ela foi a segunda unidade de saúde que esta gestão inaugurou. Ao todo foram três em 2018 (duas no Parque Eldorado e a do Buritis). O prefeito Léo Bortolin reafirma o compromisso de inaugurar nos próximos meses uma unidade no Padre Onesto Costa e Jardim Luciana.

O Ministério da Saúde já liberou a construção para mais duas unidades, no Vertente das Águas e no Guterres. A intenção é terminar a gestão com 17 ESFs frente aos 10 que haviam no início do mandato.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste