Ressocialização e economia inspiram projeto 2ª chance

Diversos produtos para a manutenção dos espaços públicos passam a ser produzidos pelo município; os gastos devem ser reduzidos em até 70%

21/08/2018

Ressocialização e economia inspiram projeto 2ª chance

O projeto 2ª Chance avançou. Além dos 50 reeducandos do regime semiaberto contratados pela Prefeitura para cuidar da limpeza dos espaços públicos de Primavera do Leste, outros do regime fechado foram contratados recentemente para trabalhar na Fábrica de Artefatos Cimentícios instalada na Secretaria de Infraestrutura.

A fábrica trabalha com dois objetivos claros - a oportunidade dos reeducandos serem reinseridos na sociedade e economia para os cofres públicos.  As peças produzidas vão auxiliar na agilidade para a manutenção urbana, com um valor bem abaixo do que era investido quando o município precisava licitar o material.

Na primeira semana de trabalho o foco foi a produção de meios fios. s A produção dos reeducandos e servidores da Secretaria atingiu a média de 60 itens produzidos/dia. A qualidade do material feito na cidade se mostra com qualidade superior ao material comprado, além da economia expressiva para o município.

Uma peça de meio fio, quando licitada custa por R$ 25,80, agora, com a produção própria, o mesmo material é feito por R$ 8. A Secretaria de Infraestrutura estima que todos os produtos feitos na Secretaria podem trazer uma economia de até 70% para a Prefeitura.

Conforme o secretário de infraestrutura, Eduardo wolff, a ideia da fábrica é também tornar o município autossustentável no que se refere a manutenção urbana. “É importante destacar que a manufatura desses produtos possibilita agilidade nos serviços; não será mais necessário aguardar os procedimentos burocráticos de licitação para adquirir esses artefatos”, ressalta o secretário.

O projeto 2ª Chance foi reformatado pela Prefeitura, em parceria com o Ministério Público, Cadeia Pública, Poder Judiciário e Defensoria Pública. “O vice Sérgio Fava e toda a nossa equipe estamos apostando na importância da ressocialização. Nesse projeto, trabalhamos com dois focos: cerca de 50 reeducandos do regime semiaberto, que prezam pela limpeza e embelezamento dos espaços públicos e agora, com os ressocializando do regime fechado, na fábrica, que hoje é uma realidade em Primavera do Leste.

O juiz Alexandre Delicato Pampado, titular da Vara Criminal e diretor do Fórum da comarca de Primavera do Leste, reforça que muitos empregadores têm um certo preconceito com relação as pessoas que estão saindo do sistema prisional e, “a Prefeitura oferecer essa oportunidade para que eles retornem para a sociedade é de extrema valia”.

A ação também reflete na segurança dos próprios reeducandos que ainda estão dentro da unidade prisional. O diretor da Cadeia Pública da cidade revela que os presos são avaliados pelo comportamento para que consigam uma oportunidade de trabalhar fora da unidade, “e isso faz com que todos queiram ser bem avaliados, evitando rebeliões e motins”.

O prefeito Léo Bortolin convida toda a população para conhecer esse projeto que é destaque no município, no estado e até mesmo no Brasil. A Secretaria de Infraestrutura está localizada no Bairro Castelândia, Rua José Donim, 294.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Fotos: