06/08/2018 - Gabinete do Prefeito

Prefeito de Primavera do Leste e de municípios da região estudam a implantação de tecnologia para a destinação correta do lixo

Por meio de consórcio regionalizado, a implantação deve atender as recomendações do Ministério Público

Na última sexta-feira (3) o prefeito Léo Bortolin se reuniu com alguns prefeitos e representantes de prefeituras da região. O encontro aconteceu na sala de licitação da Prefeitura de Primavera do Leste, com objetivo de mostrar aos gestores uma possibilidade de destinação correta ao lixo produzido pelas cidades, de forma integrada.

Esteve presente o diretor da empresa paulistana Arizona Ambiental, José Carlos Mora. Na oportunidade ele apresentou a proposta de implantação do reator de pirólise, um equipamento que consegue gerar óleo, gás, biodiesel e energia elétrica, a partir do aquecimento de qualquer resíduo sólido.

Mora fez uma apresentação da viabilidade técnica e econômica para a implantação. Os gestores, agora, estão estudando a possibilidade de contribuir com a implantação do maquinário em Primavera do Leste, para que futuramente atenda as cidades que aceitarem assinar com a empresa uma concessão regionalizada.

Assistiram a apresentação da empresa Arizona Ambiental prefeitos e representantes dos municípios de São Pedro da Cipa, Santo Antônio do Leste, Dom Aquino e Paranatinga.

A tecnologia diferenciada, além de ser amiga do Meio Ambiente, também consegue atender às recomendações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), fiscalizada pelo Ministério Público.

Em Primavera do Leste, por exemplo, a quantidade de lixo encaminhado para o aterro sanitário, diariamente, totaliza uma média de 60 toneladas. A pirólise seria a opção mais viável.

ENTENDA A PIRÓLISE

O objetivo da pirólise é propor alternativas para o gerenciamento dos resíduos sólidos de qualquer natureza, dando a destinação adequada, promovendo a valorização econômica na forma de geração de energia, reciclagem de materiais e substituição de combustíveis fósseis, com foco na sustentabilidade das ações.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste