16/07/2018 - Coordenadoria de Comunicação

Empreendedorismo e inovação nas escolas públicas

Protagonismo Juvenil é realizado através do CMDCA

Empreendedorismo e inovação nas escolas públicas

Alunos do ensino médio de escolas públicas de Primavera do Leste tiveram a oportunidade de participar de um programa de desenvolvimento que compreende as principais habilidades que o mercado de trabalho procura e mundo precisa.

Autoconhecimento, empreendedorismo, criatividade e inovação estão entre os temas do curso Protagonismo Juvenil, que foi desenvolvido e instruído pela coach vocacional Meire Dias e aconteceu em 3 escolas estaduais do município.

O Projeto atendeu ao chamamento público do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescente através da ONG CENPRO – Centro de Ensino Profissionalizante e foi executado nas escolas Alda Scopel, Cremilda Viana e Paulo Freire, disponibilizando ao todo 80 vagas para os estudantes.

A diretora da escola Alda Scopel, Elisangela Ricci, disse que projetos desenvolvidos com seriedade e comprometimento como o Protagonismo Juvenil é um importante apoio para as escolas na missão de formar bons cidadãos e incentivar desenvolvimento.

Os módulos de marketing pessoal, comunicação, perfil e vocação visam criar o alicerce para uma escolha profissional mais assertiva e tudo é conduzido através de conteúdo vivencial e prático, com ferramentas do coaching e dinâmicas, num ambiente propício ao fortalecimento de valores e desenvolvimento de habilidades.

Para o presidente do CMDCA, João Renato Rosa, apoiar projetos como o Protagonismo Juvenil é fazer excelente uso dos recursos do FIA- Fundo da Infância e Juventude, que recebe doações de empresários, abatidas no Imposto de Renda, e reverte os recursos em serviços de proteção e apoio a crianças e adolescentes do município.

O presidente da CENPRO, Sérgio Denardi e o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Anderson Gonçalves participaram do enceramento das atividades de uma das turmas. Eles parabenizaram a todos os envolvidos no projeto e conferiram de perto o que dizem os alunos que participaram.

“O curso para mim foi algo de muito valor. Conheci mais a mim mesma e entendi que tudo que vamos fazer precisa ser bem feito. Com perseverança, paixão, dedicação e acima de tudo disciplina. Estou mais segura da profissão que escolhi”. Comentou a aluna do 3º ano do Alda Scopel, Maria Virgínia Lopes Garcia. Para o aluno Anthony Thiago Rezende da escola Cremilda Viana o curso foi importante porque os fez refletir sobre assuntos que são importantes para a vida, que lhes transmitiram uma ampla visão de mercado e deveres dos cidadãos.

Para Meire Dias, só teremos um país melhor se investirmos nos jovens de hoje. “É preciso fomentar o empreendedorismo e da inovação, fortalecer a importância da profissão e do trabalho e, criar oportunidade para os jovens serem protagonistas de suas histórias e assim contribuir para a construção de uma sociedade mais produtiva, socialmente responsável, moral e eticamente consciente. E é essa minha missão com o Protagonismo Juvenil”.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste