25/06/2018 - Secretaria de Saúde

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Caso suspeito de coqueluche em Primavera do Leste

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde informa o acontecimento de um caso suspeito de Coqueluche em uma criança de 10 anos, residente em Primavera do Leste.

O trâmite foi finalizado no último dia 10. A criança já foi tratada conforme protocolo e encontra-se bem, fora do período de transmissibilidade da doença.

Entretanto, considerando a necessidade de assegurar proteção à população, e atendendo às orientações da Secretaria de Estado de Saúde, solicitamos aos responsáveis por crianças menores de 10 anos que compareçam às unidades de saúde mais próximas de casa, com a caderneta de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), para que seja avaliada a necessidade de atualização vacinal.

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, as gestantes com mais de 20 semanas também devem receber vacina contra coqueluche, protegendo a ela e ao bebê. Portanto, solicitamos às gestantes não vacinadas com a vacina dTpa, que procurem as unidades de saúde para receber a dose.

Solicitamos ainda que os indivíduos (especialmente crianças) que apresentem os sintomas sugestivos de coqueluche (tosse intensa, chiado, vômito após esforço e febre) sejam encaminhados aos serviços de saúde e que estes serviços informem os casos suspeitos à Vigilância Epidemiológica de Primavera do Leste.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste