NOTA DE ESCLARECIMENTO

17/05/2018

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta o falecimento da criança ocorrido nessa quarta-feira, 16; está solidária com a família e, nessa oportunidade informa que a morte prematura, se pelo vírus H1N1 ou outra causa, só será comprovada a partir de exames laboratoriais, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, esclarecendo ainda que é de responsabilidade do hospital que realizou o atendimento à vítima, o Hospital das Clínicas, coletar o material para o referido exame.

Cumprindo com as responsabilidades que lhes são inerentes, a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir procedimento investigativo do caso, por meio da Câmara de Investigação de Óbito, composta por uma equipe multiprofissional, medida de rotina para mortes de crianças menores de cinco anos e, a conclusão sairá em torno de trinta dias.

Embora nenhum caso suspeito de H1N1 tenha sido confirmado na região Sul do Estado, é importante que toda a população se previna contra a doença e fique atenta a qualquer sintoma que possa apontar nessa direção. Ressaltamos também que o Ministério da Saúde garante a eficácia das vacinas, não havendo a possibilidade de causar adoecimentos e mortes, como está sendo divulgado em redes sociais e, mesmo o público  vulnerável à imunidade, como os portadores de HIV, pode tomar a vacina.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos

Secretaria Municipal de Saúde

Primavera do Leste