Secretaria de Cultura

04/05/2018

Diego Eifler
Dança como ritmo de transformação

“Segurei o choro várias vezes nessa quinta-feira, 03 de maio, quando reinauguramos a Escola Municipal de Dança, porque é um sonho realizado, principalmente para mim que quando criança não tinha dinheiro para pagar a academia e, hoje vendo tudo gratuito, patrocinado pela Prefeitura eu me emociono”. A declaração emocionada e verdadeira é da renomada professora de dança, Sandra Furtado, que acredita na dança como instrumento de inclusão social, por ser democrática e, “aqui no município as crianças de todas as classes sociais têm acesso ao que antes era apenas para ricos”.

A escola fundada por Iza Tanure, e fechada em 2015, foi arrendada pela Prefeitura em 2016. Em 2017, com a mudança de gestão, a Prefeitura decidiu que a escola deveria funcionar no Pianão, o que segundo a coordenadora de Cultura e diretora da Escola não era a decisão mais acertada. Entretanto, tínhamos certeza de que o atual prefeito, conhecedor do nosso trabalho e, principalmente da realidade em que estávamos vivendo, “abraçaria a nossa causa e, assim foi feito”.

Segundo Sandra, no final do ano passado quando apresentamos o festival de dança com participação maciça dos pais, o prefeito se sensibilizou e, “naquele momento senti que teríamos no prefeito um aliado forte, com poder de decisão e que acreditava no nosso projeto e, estava certa”. A escola conta com 11 professores, dos quais duas são ex-alunas da professora Sandra e, o Pablo, um brilhante dançarino, está conosco há 10 anos.

O retorno da escola para o local adequado – Rua Rondonópolis, 614 – foi indicação do vereador Nhonho que, segundo Sandra sempre acompanhou o trabalho da secretaria de Cultura, especialmente da Escola de Dança, que “é instrumento de transformação, de inclusão social e, sobretudo democrática, atende todas as classes sociais”.

O prefeito Léo Bortolin mais uma vez reafirmou sua convicção de que educação não é gasto e, sim investimento e, “proporcionar a essas crianças e jovens uma oportunidade que transforma, educa e, desperta para uma profissão que antes era destinada aos ricos, é motivo de orgulho para mim como prefeito e como cidadão e, tenho a felicidade de contar com o apoio inconteste do meu vice Sérgio Fava”.

Prestigiaram a inauguração o coordenador de Turismo Eraldo Fortes e os vereadores Juarez Faria, Elton Baraldi (Nhonho), Edna Manhic, Paulo Márcio, Carlinhos Instrutor, Carmem Betti, Carlos Araújo e Luis Costa.

Fotos: