01/12/2017 - Secretaria de Saúde

Doadores de sangue fidelizados são homenageados pela UCT

Primavera do Leste, atualmente, tem mais de 120 doadores fidelizados

Doadores de sangue fidelizados são homenageados pela UCT

Em alusão ao Dia do Doador de Sangue, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Primavera do Leste realizou, nesta sexta-feira, 1, uma manhã especial para os doadores fidelizados. O objetivo é homenagear essas pessoas que com amor ao próximo doam sangue regularmente. A ação foi realizada no prédio da Secretaria de Saúde.

Conforme a bioquímica e coordenadora da UCT, Dayanne Batista de Castro, atualmente, o município conta com 120 pessoas, doadoras fidelizadas. “Ser doador é um ato de amor e solidariedade. Cada doação pode salvar mais de uma vida. Esses doadores fidelizados são exemplo de atitude, que faze a diferença”.

O doador fidelizado funciona assim, de acordo com Dayanne, “pessoas que doam há muito tempo e, com 14 doações, entram para o quadro de pessoas que colaboram regularmente”. Ela ainda salientou que são eles que “garantem o estoque abastecido. Para ter 14 doações leva muito tempo. O homem pode doar quatro vezes ao ano e mulher três, ou seja, vários anos”, contou.

O motorista Luciano Sobrinho da Silva, 36, começou a dor sangue da abertura do UCT. “O que me faz doar sangue é a importância de salvar vidas. Já doei mais de 40 vezes e não pretendo parar”, salientou.

Assim como Luciano, o policial militar, Claudomiro Silva, é doador há mais de 20 anos: “Penso que doar sangue não custa nada, é rápido e pode beneficiar muitas pessoas”, afirmou.

Seja um doador de sangue

Apesar de o estoque estar abastecido, Dayanne pede a colaboração de todos para uma campanha, que tem como foco abastecer o estoque dos tipos sanguíneos O+ e O-. “Com a chegada do final de ano, precisamos aumentar o estoque desses. Esses tipos de sangue são conhecidos como doador universal”.

Para realizar a doação, Dayanne explica que “é necessário apenas um documento original com foto [CNH, RG ou Carteira de Trabalho] e estar saudável”, disse.

Pessoas com idade entre 16 e 60 anos (menor precisa estar acompanhado); Peso superior ou igual a 50kg; Não pode ter contraído Hepatite após os 10 anos de idade; Não ter contraído Sífilis; Doença de Chagas e Hanseníase; Ter dormido pelo menos quatro horas na noite que antecede a doação; Não ser portador do Vírus HIV; Não estar grávida ou amamentando; Não fazer uso de drogas; Não estar resfriado ou com alergia; Não ter ingerido bebida alcoólica.

O horário de funcionamento é de segunda a quinta das 7h às 10h e das 13h às 16h. Sexta-feira das 07h às 12h, na Rua Rio de Janeiro, 601, centro.