menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Gabinete do Prefeito

Prefeito recebe imprensa para esclarecimentos em relação a atendimento SUS

09/05/2017

Assessoria de Comunicação
Prefeito recebe imprensa para esclarecimentos em relação a atendimento SUS

O  prefeito  Getúlio Viana, recebeu a  imprensa na manhã desta terça-feira (09), para esclarecimentos  em relação ao  atendimento no Sistema Único de Saúde nos hospitais São Lucas-SL e Hospital das Clinicas-HCP, que até a última sexta-feira (05), mantinham contrato para atendimentos de baixa e media complexidade a pacientes do SUS.

A contrapartida do município   para manter os atendimentos nos hospitais conveniados somavam o  valor em média R$ 770 mil mês. Na ultima sexta-feira (05), os contratos  venceram, e a Prefeitura  Municipal desde abril vem tentando negociar  para que os contratos  sejam firmados  novamente.

O  prefeito explicou que:  "o que ocorre é que para renovação dos contratos os hospitais exigiram um reajuste de 27%, sendo que no ano de 2016 os  contratos  já  FORAM REAJUSTADOS EM 13% para profissionais médicos e 23% para internações hospitalares, mesmo seguindo o índice  inflacionário  TENDO COMO BASE OS VALORES DE CONTRATO PASSADO,  não é  possível comprovar uma  margem de reajuste no valor  exigido em 27%, uma  vez  que a  defasagem acumulada do ano de  2014 a 2016 para os  profissionais médicos é de  10% e tecnicamente para os hospitais não há  defasagem, e  sim um valor superior de 3% comparado a inflação acumulada  dos  últimos anos".

No ano de 2016, a Prefeitura Municipal investiu cerca de 32,5% de  arrecadação própria em saúde, sendo que a  Lei 141/2012, determina  que  o mínimo a ser aplicado é  de  15%, logo a  prefeitura através  da secretaria de saúde promoveu investimentos em saúde  acima da margem. Mesmo gastando mais que o dobro exigido em Lei a prefeitura o município ainda apresenta um índice de demandas reprimidas para exames e cirurgias, a  gestão atual vem buscando convênios através do consórcio de  saúde para suprir estas  demandas.

"Um bom exemplo foi  o convênio firmado com hospital dos Olhos de  Cuiabá para  realizar no mês  de  maio 150 cirurgias de catarata em Primavera do Leste, zerando a demanda para esta cirurgia por hora" ressalto o prefeito.

Destacando ainda que a  gestão atual não está prezando por economizar ou reduzir o índices de gastos com saúde, e  sim, em investir melhor  os  recursos públicos, buscando estratégias  para sanar as  filas de espera para cirurgias e  exames, e aumentar o números de  leitos disponíveis para SUS, nos hospitais credenciados.

“O que não podemos admitir é  pagar um preço acima do valor  praticado em mercado, a  realidade atual de  Primavera do Leste, com base nos contratos passados firmados com hospitais, é que estávamos pagando valores  acima do praticado por um dos  planos de  saúde mais utilizados no país a  UNIMED. Na prática estamos pagando plano de  saúde para  cada cidadão”; destacou o prefeito Getúlio Viana.  

Para entender em números, nos últimos anos os hospitais São Lucas-SL e Hospital das Clinicas-HCP, atuavam como hospitais credenciados ao atendimento do Sistema Único de Saúde através de contratos firmados, disponibilizavam para atendimento SUS 51 Leitos, sendo 27 Leitos no SL e 24 leitos no HCP, os hospitais trabalhavam em sistema  de  rodízio, ou  seja, a  cada  semana um hospital era  responsável pelo atendimento ao SUS, o que  reduzia o número total de  atendimentos ao número de  leitos disponível para SUS em cada unidade. Getulio Viana finalizou a  entrevista  destacando que ainda  está em processo de negociação com os hospitais, em busca de tentara aditiva os contratos por mais 60 dias.

 UTI

Quanto às vagas de UTI, destacamos que o convênio é mantido por  repasse  estadual, e  contrapartida municipal e este  serviço será mantido normalmente, disponibilizando 8 leitos de UTI para o SUS .

Veja também:

Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias

Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda

Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura

Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura

2021 será um divisor de águas na administração pública

Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro

Nota de Pesar

Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)

“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde

1ª Edição do “Eu Amo Meu Bairro” de 2020 será no Tuiuiú

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333