menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Estação Saúde atende mais de 160 pacientes no Vale Verde

02/05/2017

Assessoria de Comunicação
Estação Saúde atende mais de 160 pacientes no Vale  Verde

No último sábado (29), aconteceu a segunda edição do projeto Estação Saúde que tem como objetivo, levar atendimentos  e orientação em saúde a moradores, de comunidades  rurais em todo município. Dessa vez  a ação  aconteceu no bairro Vale Verde e contou com mais de  160 atendimentos, das 07h as  16h.

Inúmeros serviços em saúde foram oferecidos a população da  localidade, contando  com o atendimento de profissionais da secretaria de  saúde  e parceria com alunos  da faculdade UNIC. Os serviços oferecidos foram: consultas médicas, vacinação, teste de glicemia capilar, teste rápido de diabetes, avaliação antropométrica, coleta de preventivo , distribuição de medicamentos básicos, orientação geral de saúde e confecção do cartão SUS.  "A segunda edição do evento veio maior, incluímos novos serviços como odontologia com os dentistas do município e fisioterapia em parceria com a universidade UNIC, constatamos que a demanda foi bem maior do que a primeira edição";  pontuou Edézia Guirra coordenadora de atenção primária.

Para a médica especialista em saúde pública Lorecy Costa Henkes,  que participou do evento promovendo consultas de rotina aos pacientes; "a Maior demanda da população da localidade são pacientes acima de 40 anos,  que  apresentam hipertensão e diabetes. Oferecemos além da consulta o  teste de hipertensão e diabetes e caso seja constatado a hipertensão o paciente já é medicado,  caso seja necessários outros exames específicos estes  já são agendados e encaminhados para central de regulação,  e também já promovemos o encaminhamento para médicos especialistas", destaca a  médica.

Um dos diferenciais da segunda edição do projeto é a implantação de serviços de odontologia, saúde bucal e avaliações, promovidas por um dentista do município. "Durante todos o dia promovemos avaliações e orientações sobre saúde bucal aos pacientes da localidade, o paciente fumante e trabalhador rural precisa de avaliação para prevenção de câncer bucal. Em uma manhã identificamos 7 pacientes com alteração bucal que serão encaminhados para o centro de especialidades odontológicas. Além disso é passado aos pacientes orientação sobre higiene bucal", explicou a dentista Jaqueline Domann.

O secretário de saúde esteve presente no evento e destacou a importância de ações como o projeto Estação Saúde. "Já estamos na segunda edição do projeto, e notamos  resultados  satisfatórios, pois  estamos conseguindo suprir as  demandas de saúde das localidades atendidas. Iremos estudar e  adequar mais  serviços em saúde para próximas  edições"; destacou Ivaldir Ortiz. A terceira edição do evento acontece no bairro São Camilo, a data ainda  será divulgada.

Atendimento em números:

  54 consultas médicas,

 8 coletas de preventivo no colo do útero

64 atendimentos odontológicos

9 encaminhamentos para bucomaxilo

43 vacinas

8 consultas de enfermagem

48 aferição de pressão arterial

42 glicemia capilar

Além disso , ainda foram realizados a dispensação de medicamentos básicos e encaminhamento ao especialista  e solicitação de exames de imagem e mamografia

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333