Secretaria de Assistência Social

Albergue Municipal recebe ciclo de palestras

20/04/2017

Albergue  Municipal recebe ciclo de  palestras

Muitas pessoas não sabem, mas Primavera do Leste conta com um Albergue Municipal, que atende pessoas em situação de rua, um trabalho previsto na política de  Assistência Social do município de amparo desenvolvido e  assistido pela equipe multiprofissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Atualmente o espaço atende cerca de 30 albergados, e  na  noite de quarta  feira (19), a  equipe  da Secretaria de Assistência Social deu início a um novo projeto no albergue, um clico de palestras que trás aos  albergados inúmeros temas necessários a reconstrução da autoestima. Durante o bate papo, temas como prevenção e diagnóstico de HIV, a importância da sobriedade, a valorização da autoestima,  entre outros temas foram abordados pelos palestrantes.

Para palestrante Maviane Damitiz, enfermeira e representante  da Pastoral da AIDS,  " È um trabalho que fazemos com muito amor pensando em quem mais precisa, falamos sobre a importância do diagnóstico e também no poder da prevenção tanto de HIV Aids e DST",  ressaltou Maviane.

Outro assunto abordado por Marilene Pimentel representante da Pastoral da Sobriedade  é a  importância do abandono do vícios.

Assuntos como base familiar e a importância da religião também foram abordados "procuramos sempre promover missas, cultos e terços religiosos. “Nós notamos a necessidade de aumentar a autoestima das pessoas que muitas vezes só precisam de uma chance para recomeçar", comentou Lenir, quem também participou da noite de palestras foi o Tenente coronel PM Marcos Antônio.

O coordenador da Assistência Social  Roger  Marcelo Kaba destaca quando a ideia surgiu; "Desde  que assumimos o albergue  municipal notamos a  necessidade  de  abordar vários  temas em rodas de conversa e  palestras, afim de  entender esse público e  ajudá-los na reconstrução de uma  nova realidade".

A dinâmica de atendimento conta com o Serviço de Abordagem de Rua, que monitora uma  vez  por semana as ruas de Primavera do Leste, onde  a  equipe do Creas identifica e aborda adultos, crianças e adolescentes em situação de rua. Em seguida, essas pessoas são encaminhadas para o Albergue ou para outros lugares de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social do Município.

Além de abrigo com dormitórios limpos e dignos e três refeições diárias, os albergados recebem acompanhamento da equipe multiprofissional CREAS e participam de integração social para os que querem recomeçar, através  de  um trabalho e  inserção no mercado de  trabalho. "Um dos nossos grandes desafios atualmente é reintegrar essas pessoas no mercado de  trabalho, todos são credenciados  no Sine assim que chegam ao albergue, porém, precisamos da ajuda da  sociedade. Por isso pedimos a todos que tenham uma  vaga de emprego que entre em contato com a secretaria de  Assistência Social ou CREAS" explicou Gisele Ferreira Secretária de Assistência Social.

O albergue  através  da  secretária de Assistência Social também fornecem  passagens para os que desejam retornar a cidade de origem.

Como acionar

A população pode acionar o Serviço de Abordagem de Rua, que funciona uma  vez por semana. Basta ligar para o CREAS – Fone: 66.3498.3406.