menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

30/03/2017 - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Agricultura Familiar presente na FARM SHOW

Assessoria de Comunicação
Agricultura Familiar presente na FARM SHOW
A  Agricultura Familiar de Primavera do Leste está presente na Farm Show,  com stand  demonstrando  todo trabalho que é desenvolvido pelos produtores rurais do município, quem visita o espaço pode aproveitar para adquirir produtos direto do  campo e ainda conhecer como funciona a horta mandala, técnica adotada por produtores da região. 
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente apoia o pequeno agricultor familiar para fomentar a produção de alimentos, com baixo custo e melhor qualidade. "A agricultura familiar é essencial para o desenvolvimento da atividade agrícola em nosso município, pois esses pequenos produtores, movimentam a economia e produzem produtos  que ficam no município "; destacou o Secretário de Indústria e  Comércio Thadeu Júnior.
 
Atualmente a Agricultura Familiar espalha-se por toda região da grande Primavera do Leste, atendendo assentamentos e produtores tradicionais, contabilizando mais de 450 famílias com assistência técnica para a elaboração de projetos de produção, irrigação, implantação de tanques para piscicultura, cursos de agricultura familiar, agricultura orgânica, qualificação profissional distribuição de mudas e adubo, além do apoio técnico e de materiais as hortas, além de incentivar a formação de  associações como é o caso da Feira Municipal e a  Feira do Primavera III .
 
"A Empaer  é parceira na  organização  rural, onde reúne os agricultores  em forma  associativista e cooperativista, participou da fundação de  associações como Apholeste (Associação de Produtores Hortifruiti Granjeiros  de  Primavera do Leste),  Affegramt ( Associação dos  Feirantes da Grande Primavera III) e da Cooperfish ( Cooperativa Mista Agropecuária e  Piscicultura de Primavera do Leste)" destacou Cléria Amanda Tiozo Silva,  responsável técnica da Empaer. 
 
Atualmente as duas associações ultrapassam 100 associados, que produzem horticulturas, embutidos , defumados, queijos, peixes, carne suína e aves. Um exemplo é  o produtor Adelar Minosso que comercializa embutidos e conservas na Feira Municipal, "através da prefeitura e da Empaer, conseguimos  formar  uma associação e  hoje comercializo meus  produtos na feira  do Primavera III", comentou. 
Já a produtora Marlene Valeriano  produz verduras, legumes  e  frutas de forma agro ecológica, "atualmente vendemos na  feira municipal  a produção, a também fornecemos para merenda escolar municipal, sem agricultura familiar isso não seria  possível" destacou.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

MP doa dois veículos para Secretaria de Meio Ambiente

Já estão funcionando três, dos cinco, Ecopontos que serão colocados na cidade.

Inscrições para o Festival de Comida de Rua estão abertas

Prefeito prestigia a Farm Show e reafirma a importância da parceria com o setor produtivo

Primavera do Leste está entre as três cidades que mais cresceram na geração de emprego em MT

Consultorias aprimoram pequenas empresas em Primavera do Leste

MEIs devem se atentar ao prazo para a declaração anual de faturamento

Seminário de Saúde e Segurança chega pela primeira vez a Primavera do Leste

Inscrições estão abertas para o 2º Festival de Comida de Rua

“Fomenta Mato Grosso” motiva micro e pequenos empresários a participarem de licitações

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333